Procurar no portal

Com lançamento de livro, XXV Jornada Anual de Cirurgia da UFC será aberta hoje (1º)

Imagem: Capa do livro "Emergências médicas: guia de conduta para o generalista"Teve início na quinta-feira (1º), às 20h, a XXV Jornada Anual de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará. Com o tema geral "Habilidades Essenciais à Boa Prática Médica", a abertura do evento ocorreu no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

A XXV Jornada Anual de Cirurgia segue até sábado (3) e tem como objetivo capacitar estudantes da UFC e de outras instituições de ensino superior a lidar com questões relevantes ao cotidiano do médico, seja ele cirurgião e/ou de outras especialidades. A jornada contará, ainda, com palestras sobre "Fundamentos da Cirurgia Cardiovascular", "Estado Atual da Cirurgia Metabólica" e "Tratamento de Metástases Cerebrais".

LANÇAMENTO DE LIVRO – Na noite de quinta-feira (1º), grupo de médicos do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), professores e alunos da UFC lançaram o livro Emergências médicas: guia de conduta para o generalista.

A obra vem sendo produzida há cerca de três anos e tem o propósito de ser um guia de consulta rápida para médicos que atendem pacientes em situações de urgência e emergência. A publicação é composta por breves capítulos que abordam tópicos da prática emergencial. Para a médica anestesiologista do HUWC e uma das autoras da obra, Cláudia Regina Fernandes, o objetivo maior do livro é ajudar aqueles que vão fazer o primeiro atendimento no interior do Estado, que estão distantes da universidade e da capital.

Também na abertura do evento, o Prof. Herlon Saraiva Martins, um dos mais renomados especialistas brasileiros em emergências médicas, proferiu palestra sobre "Medicina de Emergência no Brasil, residências de acesso direto e o programa adotado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo".

CURSO PRÁTICO – A programação da XXV Jornada Anual de Cirurgia da UFC também prevê apresentação de trabalhos acadêmicos e o curso prático "Habilidades Essenciais à Boa Formação Médica", uma das grandes novidades desta edição. Dividido em estações que seguirão o modelo hands on, que permite aos alunos participarem da prática cirúrgica com a orientação de um médico especialista, o curso oferece 10 vagas por estação.

"O objetivo do curso é recuperar e valorizar atividades e procedimentos básicos da cirurgia, dando ênfase à importância desses elementos para o sucesso profissional e para a boa prática médica", completa Cláudia Regina, que também é uma das organizadoras da jornada. O curso será realizado no último dia da jornada (3 de junho), nas Ilhas de Ambulatórios do HUWC.

A programação completa da XXV Jornada Anual de Cirurgia pode ser consultada no site da Faculdade de Medicina da UFC.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300