Curso de Medicina da UFC em Sobral realiza colação de grau de 17 concludentes

Imagem: A solenidade de colação de grau dos 17 concludentes de Medicina da UFC em Sobral ocorreu em 2 de junho (Foto: Anne Araújo/Campus da UFC-Sobral)A colação de grau da 14ª turma de concludentes do Curso de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral ocorreu sob a presidência do Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, em solenidade realizada na última sexta-feira (2), às 18h30min, no auditório daquela unidade. No total, 17 novos médicos receberam diploma.

Em seu discurso, o Vice-Reitor destacou que não basta à UFC transmitir o conhecimento técnico e científico. "Investimos também nos valores humanísticos, que levam o médico a identificar, conhecer, vivenciar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e a participar da solução desses problemas, agindo com criatividade, espírito crítico-científico e – nunca é demais repetir – de acordo com os princípios éticos", disse.

Ressaltou, entre as diretrizes do ensino médico da UFC, o compromisso da Instituição, como universidade pública, de contribuir para as mudanças que possam  levar a uma sociedade mais justa. "Tal proposta a UFC materializa de diversas formas, através da inserção social, da prestação de serviços à comunidade, do combate a todas as formas de discriminação e, igualmente, através de um projeto de expansão no qual empenha tanto a ousadia quanto a responsabilidade."

Em nome do corpo docente, falou o Diretor do Campus de Sobral, Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto. "Saibam que atuamos no sentido de que os egressos desta casa sejam excelentes profissionais, mas também pessoas solidárias, de espírito altivo, plenos de virtudes e afeitos ao diálogo. Queremos que vocês sejam capazes de engajar-se, com discernimento, nas boas causas sociais. Desejamos que permaneçam atentos aos sérios problemas de um país em desenvolvimento e que, acima de tudo, estando diante de qualquer desafio, se revelem cidadãos íntegros e profissionais éticos", disse em um dos trechos do discurso.

Orador pelo corpo discente, Hermany Capistrano Freitas fez agradecimentos aos pais, professores, servidores técnico-administrativos e colegas. Recordou os momentos desafiantes durante o curso e encerrou a fala destacando os sentimentos de compromisso e esperança em relação à nova fase da vida. "Recentemente, soube que, em inglês, a palavra para a 'cerimônia de colação de grau' é 'commencement', em tradução livre, 'começo'. Isso nos faz lembrar que aqui é apenas o começo de uma brilhante carreira que temos de trilhar. Que nela, apesar das intempéries, a humanidade e o amor ao próximo jamais abandonem nossos ideais, para que, como dizia Epicuro, possamos ser felizes ao lembrarmo-nos do passado com gratidão, alegrando-se com o presente e encarando o futuro sem medo."

O auditório ficou lotado de familiares e amigos dos concludentes e de servidores docentes e técnico-administrativos. Na mesa de abertura da solenidade, além do vice-Reitor, estiveram o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques; o Diretor do Campus de Sobral, Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto; o Vice-Diretor do Campus de Sobral, Prof. João Guilherme Nogueira Matias; o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Francisco das Chagas Medeiros; e o Secretário da Saúde de Sobral, Prof. Gerardo Cristino Filho, representando o Prefeito do município.

Compareceram à solenidade ainda a Vice-Coordenadora do Curso de Medicina da UFC em Sobral, Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar, e os professores Antonio  Flávio Queiroz de Oliveira, Edmilson de Souza Ramos Neto, Eva Dias Cristino, Fabiano Fazanaro, Hiroki Shinkai, José Ribamar Fernandes Filho, José Roberto Frota Gomes Capote Júnior, Júlio César Chagas e Cavalcante e Karine Magalhães Fernandes Vieira. Colaboraram as administradoras Anne Araújo e Aline Araújo, do Campus da UFC em Sobral.

Fonte: Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3611 8000