Procurar no portal

Conferência na terça-feira (13) abordará a clínica psicanalítica das psicoses

Imagem: A conferência é uma promoção do Laboratório de Psicanálise e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC (Foto: Divulgação)O Laboratório de Psicanálise e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará promovem, na terça-feira (13), a conferência "Tessituras psicóticas em transferência: por uma clínica de corte e costura". O convidado é o Prof. Manoel Madeira, do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Paris-Diderot (Sorbonne Paris Cité).

O evento será das 8h às 10h, no auditório do Departamento de História da UFC (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, Benfica).

"A conferência abordará a clínica psicanalítica das psicoses pensando o inconsciente estruturado como uma linguagem e tal qual um tecido, com o objetivo de repensar os diagnósticos psicanalíticos das psicoses a partir da pluralização da noção de nome-do-pai, visto como uma extensa tessitura estrutural fundamental. Em proposição aproximativa e ilustrativa da clínica, tal tessitura poderia ser pensada a partir da costura de cinco malhas fundamentais, ao mesmo tempo heterogêneas e intrinsecamente tramadas entre si, quais sejam, a sexuação, a morte, a filiação, a alteridade e o corpo. O conjunto dessas malhas seria, pois, o equivalente estrutural do nome-do-pai", afirmam os organizadores.

Para assistir à conferência, os interessados devem se inscrever antes do evento, a partir das 7h30min. Haverá entrega de declaração de participação a quem solicitá-la. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300