UFC lança hoje (14) sistema eletrônico que acabará com uso de papel em processos

Imagem: Mais de 130 instituições já aderiram ao SEI (Imagem: Divulgação)Se você é servidor, imagine não precisar mais se dirigir até o protocolo de outros setores para dar entrada em um processo ou, se trabalha em algum campus do Interior, não ter mais de enviar pilhas de papel, por malote, a Fortaleza. Em breve, isso será possível.

Na quarta-feira (14), no auditório da Reitoria, às 14h, haverá o lançamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que possibilitará a circulação de processos administrativos da Universidade Federal do Ceará em ambiente virtual. O lançamento terá a participação do Reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

O SEI substituirá o módulo de protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), integrante do Si3. Todos os servidores da UFC poderão utilizá-lo. Enviar ofícios, anexar documentos a processos, esse tipo de tarefa poderá ser feito individualmente, pelo computador, evitando deslocamentos e acúmulo de papel.

A partir do lançamento do SEI, serão realizados treinamentos para ensinar o público a "mexer" no Sistema, na Capital e no Interior. Segundo o gestor técnico de implantação do SEI na UFC, Luís César Vasconcelos, o programa tem interface simples e intuitiva, fácil de usar.

Leia mais: Reportagem da edição de junho do Jornal da UFC apresenta todos os detalhes do novo sistema

"Os processos serão encaminhados apenas com o clique de 'enviar'. Todos os documentos que os compõem já estarão em meio digital, sem a utilização de papel. A partir daí, os envolvidos poderão acompanhar o andamento do caso em todas as instâncias, com os despachos que forem realizados", explica o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt.

VANTAGENS – Atualmente, mais de 130 universidades já implantaram ou estão em processo de adesão ao SEI. Entre as vantagens do Sistema, em relação ao módulo de processos do SIPAC, está o fato de o Sistema já ser integrado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). O PEN é uma iniciativa conjunta de instituições públicas, cujo objetivo é integrar processos e documentos administrativos eletrônicos.

O SEI, criado em 2014 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi cedido gratuitamente para instituições públicas.

Fonte: Pró-Reitora de Administração da UFC – fone: 85 3366 7360