Estudante da UFC desenvolve aplicativo que prevê capacidade de geração de energia eólica

Imagem: Logomarca do aplicativo Prevento ForecastO estudante Tomás Dahas, do último semestre do Curso Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu o aplicativo Prevento Forecast, que tem como finalidade possibilitar um serviço de previsão da capacidade de geração de energia eólica no Ceará. O aplicativo foi premiado pela Prefeitura de Fortaleza.

O Prevento Forecast proporciona uma previsão da produção de energia em determinada localidade do Ceará em curto espaço de tempo, processando o histórico de informações climáticas referentes à incidência de ventos. O objetivo é incentivar investimentos em parques eólicos e comercialização dessa energia no Estado. Segundo o estudante, ainda não há solução semelhante ao aplicativo no mercado brasileiro.

Imagem: O estudante Tomás Dahas, do Curso Engenharia de Energias Renováveis da UFC, em evento da Prefeitura de Fortaleza (Foto: Divulgação)O aplicativo utiliza o banco de dados disponibilizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os resultados gerados pelo aplicativo são disponibilizados com alto grau de credibilidade para o planejamento de manutenção dos parques eólicos e análise mercadológica para os agentes dessa cadeia produtiva. A primeira versão do Prevento estará em breve disponível disponível para tablets e smartphones com o sistema Android, na Google Play Store. A ideia é expandir também para o sistema iOS.

O aplicativo foi produzido como resultado da participação do estudante no edital "Inovação e Tecnologia: Startup Jovem Fortaleza", do programa Protagonismo Juvenil, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, que selecionou 10 projetos de startup. Cada projeto recebeu uma premiação de até R$ 30 mil.

Fonte: Tomás Dahas Jorge Muniz, estudante do Curso Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.