Procurar no portal

Progep orienta gestores a lidar com pessoas em situação de uso e abuso de álcool ou outras drogas

O projeto Prevenção e Acompanhamento de Servidores com Problemas Decorrentes do Uso/Abuso de Álcool e/ou Drogas, executado pela Divisão de Apoio Psicossocial (Diaps) da Progep, realiza ações de prevenção e acompanhamento dos servidores da UFC. Dentre as iniciativas, está o guia de orientações para auxiliar os gestores a lidar com pessoas em situação de dependência química no ambiente de trabalho e fornecer informações sobre o encaminhamento do trabalhador à Diaps.

O consumo de substâncias psicoativas no local de trabalho constitui prática grave e extremamente perigosa. Pode ser responsável por danos físicos e psicológicos para o indivíduo e pessoas com quem convive. O gestor deve acompanhar o dia a dia dos servidores e estar aberto ao diálogo, evitando quaisquer tipos de preconceito. Confira abaixo outras orientações:

ORIENTAÇÕES GERAIS
Quais as mudanças apresentadas pelo servidor no ambiente de trabalho?
Absenteísmo, baixo nível de concentração e produtividade, envolvimento em conflitos com os colegas e em acidentes de trabalho, descuido da aparência etc.
Quais os sintomas que podem ser observados?
Irritabilidade, câimbras, tremores, angústia, ansiedade, esquecimento, confusão, náuseas matinais, cicatrizes por queda etc.
Quem deve abordar o servidor?
Essa abordagem não deve ser realizada pelos colegas de trabalho, mas pelo gestor, garantindo o sigilo.
Como deve ser realizada essa abordagem?
Deve-se dar ênfase ao desempenho no trabalho e não ao assunto do uso de drogas. Após, é necessário encaminhar o servidor para o Projeto de Prevenção e Acompanhamento dos Servidores com Problemas Decorrentes do Uso/Abuso do Álcool e/ou Outras Drogas (PPAD).
Como proceder ao encaminhamento ao PPAD?
O gestor deve entrar em contato com a Diaps (telefone 85 3366 7887 / e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e em seguida formalizar o encaminhamento através de memorando.

PASSO A PASSO DO ATENDIMENTO AOS SERVIDORES
IDENTIFICAÇÃO DA CONDIÇÃO DE DEPENDÊNCIA
Pode ser a partir do gestor imediato do servidor, através do reconhecimento pelos familiares ou da busca espontânea de ajuda pelo próprio trabalhador.
DOCUMENTAÇÃO
Registro de dados pelo gestor sobre mudanças de comportamento do servidor que afetem suas atividades funcionais.
ENCAMINHAMENTO
O gestor deve encaminhar o servidor à Diaps, que vai realizar as ações devidas e direcioná-lo à Instituição de Atenção em Saúde, para atendimento multidisciplinar.
INTERVENÇÃO/AÇÃO
A Diaps vai fazer a avaliação social, orientar e acompanhar o servidor. O tratamento em si não é realizado pela Diaps, mas por uma unidade de saúde.
REINSERÇÃO
O gestor e a Diaps trabalharão no sentido de promover a integração do servidor ao ambiente de trabalho, garantindo-lhe condições de adaptação. A recaída é algo que pode acontecer e à qual se deve dar a devida atenção, exigindo encaminhamentos e cuidados.

Fonte: Diaps (Rua Paulino Nogueira, 315 – bloco II, Benfica, Fortaleza/CE) – fones: 85 3366 7887 e 3366 7411 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300