Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é lançado e funcionará em setembro

Imagem: Lançamento do SEI aconteceu no auditório da Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)"A Universidade Federal do Ceará dá um passo importante na direção de uma visão de futuro de uma instituição inovadora, criativa e comprometida com a solução de problemas reais de sua comunidade e de todos os que dela necessitam", afirmou o Prof. Almir Bittencourt da Silva, Pró-Reitor de Planejamento e Administração, por ocasião do lançamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Na solenidade, realizada na tarde desta quarta-feira (14) no auditório da Reitoria, o Reitor Henry de Holanda Campos admitiu ser aquele "um momento histórico para a UFC", acrescentando que o lançamento do novo sistema é de "extrema importância" e sua implantação facilitará o cotidiano administrativo da Instituição.

O Pró-Reitor Almir Bittencourt explicou que o SEI substituirá o módulo de protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), integrante do Si3, ressaltando que todos os servidores da Universidade poderão utilizá-lo. "Enviar ofícios, anexar documentos a processos, esse tipo de tarefa poderá ser feito individualmente, pelo computador, evitando deslocamentos e acúmulo de papel", complementou.

Veja outras fotos do lançamento do SEI no Flickr da UFC

Responsável pela implantação do SEI na Universidade de Brasília (UnB), Rodrigo de Freitas Nogueira fez explanação sobre como o sistema começou e como funciona na UnB, enfatizando que não foi apenas uma mudança de formato, mas uma "mudança de cultura", tendo sido utilizado exaustivamente o endomarketing para agregar toda a comunidade universitária. Após sua exposição, foi aberto debate com o público que, por meio de perguntas, queria esclarecer dúvidas.

Imagem: Rodrigo de Freitas Nogueira fez explanação sobre como o sistema começou e como funciona na UnBRodrigo Nogueira iniciou sua fala lembrando que o SEI é uma ferramenta eletrônica que permite produzir, editar, assinar e tramitar processos e documentos. Mostrou o aspecto legal, discorreu sobre os custos e a "virada de chave", como denomina o dia em que foi efetivamente implantado o sistema. Embora seja gratuito – foi criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região – o SEI demanda custo para sua infraestrutura, que na UnB girou em torno de R$ 216 mil.

O analista de Tecnologia da Informação Luís César Marques de Vasconcelos, da UFC, fez uma síntese do trabalho da Comissão de Implantação do SEI, da qual faz parte, e, antecipando-se a questionamentos, assegurou que os processos antigos vão continuar no SIPAC, que, no entanto, será desabilitado para abrir novos processos quando o novo sistema começar efetivamente a funcionar, no final de setembro. Luís Vasconcelos destacou a multidisciplinaridade da Comissão, agradecendo a colaboração de todos, inclusive da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, que criou e produziu as peças de divulgação do novo sistema.

VANTAGENS – O processo de implantação do SEI ocorrerá de forma gradual, de modo a possibilitar uma adequada avaliação de todas as suas etapas. Serão realizados treinamentos para familiarizar o público interno com o sistema, nos campi de Fortaleza e do Interior, informou o Pró-Reitor Almir Bittencourt. Segundo o Prof. Mauro Pequeno, do Instituto UFC Virtual, um dos integrantes da Comissão de Implantação do SEI na UFC, a capacitação de servidores está agendada para começar na última semana deste mês e ser concluída na última semana de julho. Serão treinados cerca de 1.500 servidores.

Entre as vantagens advindas com a implantação do SEI, o Prof. Almir Bittencourt enumerou o fato de o sistema já ser integrado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de instituições públicas cujo objetivo é integrar processos e documentos administrativos eletrônicos. O Pró-Reitor de Planejamento e Administração agradeceu à equipe que trabalha para tornar o SEI uma realidade na Universidade e à Administração Superior, na pessoa do Reitor Henry de Holanda Campos, "por seu engajamento decisivo e estímulo às iniciativas inovadoras na UFC".

Leia mais: Reportagem da edição de junho do Jornal da UFC apresenta todos os detalhes do novo sistema

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938