Dia Internacional das Mulheres na Engenharia será celebrado no CT na sexta-feira (23)

Imagem: Arte de divulgação do eventoO Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, promovido anualmente no dia 23 de junho por iniciativa da Women's Engineering Society (WES), do Reino Unido, será celebrado pela primeira vez na Universidade Federal do Ceará através de atividade no Centro de Tecnologia (CT).

O evento será realizado no Auditório Cândido Pamplona, a partir das 14h, e tem como objetivo difundir amplamente as diferentes carreiras em Engenharia para as mulheres, além de fazer conhecer e celebrar as conquistas de engenheiras de destaque.

Aberto ao público e voltado especialmente para estudantes e docentes de cursos de Engenharia do Ceará, a ação vai contar com a apresentação "Estatísticas de gênero no ensino superior de Engenharia e na pesquisa em Ciências e Engenharia: comparação da situação no Ceará e no mundo", que será feita por alunos da disciplina Engenharia e Sociedade, ministrada pelo Prof. Estevão Fernandes.

Está prevista, ainda, a projeção de vídeo motivacional com depoimentos de engenheiras ex-alunas da UFC no exercício ativo da profissão. Um painel-debate sobre as mulheres na Engenharia fecha a programação do encontro com a participação da engenheira química do grupo M. Dias Branco Miriam das Chagas Medeiros; da engenheira civil do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) Zita Timbó; da engenheira de produção da Aeris Energy Karla Bachiega; da engenheira química, professora da UFC e pesquisadora 1D do CNPq Luciana Gonçalves; e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes de Souza Filho, que integra a comissão de gênero da Sociedade Brasileira de Física. A mesa será moderada pela Profª Verônica Castelo Branco, do Departamento de Engenharia dos Transportes.

Fonte: Profª Diana Azevedo, vice-diretora do CT da UFC – fone: 85 3366 9600