Escola de Altos Estudos em mudanças globais e gestão costeira segue até julho

Imagem: Na pauta do evento, mudanças globais, gestão costeira e outras questões ligadas aos grandes desafios da humanidade no século XXI (Foto: Divulgação/Evento)O Departamento de Geografia e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará realizam, de 21 de junho até 20 de julho, a Escola de Altos Estudos (EAE) "Gestão de ecossistemas costeiros frente às mudanças globais: teoria e prática desde a interdisciplinaridade".

A iniciativa teve inscrições de 65 alunos de mestrado e doutorado de diversos programas de pós-graduação da UFC, como Geografia, Ciências Marinhas Tropicais, Geologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e Engenharias Ambiental e Sanitária.

A EAE abordará temas como caracterização dos processos ambientais no litoral, atualização científica e metodologias de elaboração de banco de dados interdisciplinares relativos às mudanças globais. Atividades teóricas e práticas relacionadas aos grandes desafios da humanidade no século XXI também estão na programação.

A abertura do curso ocorre nesta quarta-feira (21), às 14h, com a Profª Patrizia Ziveri, da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha, e o Prof. Sergio Rossi, da Università del Salento, em Lecce, na Itália. Será no auditório do Departamento de Geografia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

A Profª Patrizia Ziveri é diretora científica do Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA) da UAB, unidade de excelência na Europa em meio ambiente. Desenvolveu sua carreira científica na Itália, Estados Unidos, Holanda e Espanha. Tem trabalhado nos impactos das mudanças ambientais globais nos ecossistemas marinhos, com destaque para a acidificação dos oceanos, grande problema atual causado pelo aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) pela humanidade. Possui artigos publicados em revistas de alto impacto como Nature, Nature Geoscience e Science.

O Prof. Sergio Rossi é pesquisador reconhecido internacionalmente na área de biologia marinha e conservação dos ecossistemas costeiros, tendo realizado pesquisas no Caribe, Mediterrâneo, Antártida e no litoral do Ceará (Brasil), com manguezais e recifes costeiros. Possui mais de 130 publicações em revistas internacionais de alto impacto, como Coral Reefs, Ecological Indicators, Aquaculture e Global Change Biology. Tem se dedicado também à divulgação científica para a sociedade por meio de blogs e livros, inclusive para crianças.

Nas próximas semanas, a Profª Isabel Mallén, da Universitat Oberta da Catalunya (Espanha), chega a Fortaleza para finalizar as ações da EAE. Ela é pesquisadora do ICTA, tendo realizado doutorado em Barcelona. Tem buscado compreender os fatores socioeconômicos e culturais que afetam a diversidade biológica em comunidades tradicionais. Possui publicações em revistas de alto impacto, como Global Environmental Change, Environmental Science & Policy, PLOS One, Conservation Biology e Ecology and Society. Atua também na compreensão pública da ciência, educação científica e comunicação.

A EAE conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de iniciativa para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em programas de pós-graduação stricto sensu. Mais informações podem ser obtidas na página da EAE no Facebook ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do Labomar – fone: 85 3366 7010