Procurar no portal

Reitor participa do Seminário Água Innovation e anuncia criação de Núcleo de Pesquisa

Imagem: Foto do reitor falando no palco do eventoO Reitor Henry de Holanda Campos participou, na tarde dessa quarta-feira (21), da abertura do I Seminário Água Innovation – Soluções para Segurança Hídrica, que tem apoio da Universidade Federal do Ceará e é promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará (Sinduscon-CE), Grupo de Comunicação O Povo e Instituto Future.

Com palestras e painéis que buscam discutir alternativas de abastecimento, redução do consumo e soluções para a segurança hídrica do Ceará, o encontro é realizado até a tarde desta quinta-feira (22) no Centro de Eventos do Ceará.

NÚCLEO DE PESQUISA – Destacando o "momento grave" pelo qual o estado e a região Nordeste passam, depois de mais uma fase de aguda escassez de recursos hídricos, quando a crise de abastecimento de água tem se tornado "dramática", o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, reforçou a disponibilidade da Universidade, "afeita a desafios e envolvida ativamente na busca de soluções de problemas regionais".

"A Universidade está presente nesse cenário de desafios. É auspicioso que este seminário, em que se reúnem especialistas de alto nível, aconteça justamente quando acabamos de criar em nossa instituição o Núcleo de Pesquisa em Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas", anunciou o Prof. Henry.

Segundo o Reitor, o Núcleo nasce com a missão de aglutinar pesquisadores de diferentes áreas, para, de uma forma interdisciplinar, aprofundar os estudos que já desenvolvem isoladamente e que guardam relação com a questão hídrica. "Departamentos como o de Recursos Hídricos, de Física, de Geologia e de Ciências Sociais vão concentrar esforços em torno de temas que se tornaram candentes porquanto a seca se alastra e socializa seus efeitos perversos no campo e na cidade", pontuou, anunciando ainda que o Núcleo deve integrar, futuramente, o Parque Tecnológico da UFC.

DISCUTIR PARA CONTRIBUIR – O presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, abriu o seminário saudando participantes e reconhecendo o avanço das Imagem: Foto do deputado Carlos Matos falando no palco do eventopolíticas públicas do Ceará voltadas para a questão.

"O estado avançou muito nesse tema e hoje temos grandes políticas para combater o problema da água, que deve ser trabalhado politicamente para que a água seja para todos. Esse evento tem o intuito de contribuir, através da união de sociedade civil e governo, com medidas e propostas plausíveis para a resolução desse problema", afirmou.

O deputado estadual Carlos Matos, presidente do comitê técnico organizador do evento, afirmou que ainda há desafios a superar e que universidades, governos e sociedade devem pensar estratégias. De acordo com o parlamentar, a ideia do seminário é, através relatoria de todas as palestras e painéis, "construir o futuro das águas do Ceará".

Da UFC, também estiverem presentes no Água Innovation a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado; os professores Antônio Miranda e Francisco Nepomuceno, do Centro de Tecnologia (CT), e o diretor do CT, Prof. Almir Holanda, que integrou o comitê técnico do evento.      

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7839   

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300