Procurar no portal

Reitor é recebido no Centro Cultural Bom Jardim e conversa com gestores sobre parceria

Imagem: Visita ao CCBJ aconteceu na última segunda-feira (26) (Foto: Jr. Panela/UFC)O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, visitou, na manhã dessa segunda-feira (26), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento do Governo do Estado do Ceará, ligado à Secretaria da Cultura e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Ele atendeu a convite do Presidente do IDM, Paulo Linhares, e foi acompanhado da Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, e do Pró-Reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior. Depois de visitar os espaços do CCBJ, a comitiva da UFC assistiu a uma apresentação sobre o Grande Bom Jardim (GBJ) e as atividades do Centro e ouviu detalhes da proposta de parceria entre o CCBJ-IDM e a UFC.

"Essa comunidade do Bom Jardim tem tudo para ser uma grande sala de aula da nossa Universidade. É uma oportunidade também de a gente exercitar a responsabilidade social. Existe uma quantidade enorme de jovens que podem ser despertados para vocações diversas", disse o Reitor. Na ocasião, foi sugerida a realização de um seminário no fim de agosto, na Casa de José de Alencar, para debater a proposta de parceria com toda a comunidade universitária. Antes disso, o Reitor considera a necessidade de reuniões prévias entre o grupo da organização social [o IDM] que dirige o Centro Cultural e representantes dos cursos da UFC que se sensibilizarem, que se enxergarem nesse projeto.

Veja outras imagens da visita ao CCBJ no Flickr da UFC

Imagem: Comitiva da UFC visitou diversos espaços do CCBJ (Foto: Jr. Panela/UFC)VISITA – O grupo da UFC foi recebido por Paulo Linhares; pela assessora do IDM, Flávia Castelo; pelas duas gestoras do CCBJ, Ileide Sampaio e Trícia Matias; e pelo gerente de infraestrutura do Centro, Paulo Marcelo. Eles visitaram o Teatro Marcus Miranda, cineclube, sala de mídias digitais, ateliê, sala multiuso, galeria, parquinho, biblioteca, praça, além do estúdio para bandas, onde os jovens músicos Wilker Castro, Jefferson Juan (da Caixeiros Viajantes) e Richard Felipe (da Pé de Mato) aproveitaram o ensaio e fizeram uma breve performance.

Em seguida, na sala multiuso, os visitantes assistiram a uma apresentação dos gestores do IDM e CCBJ, que mostraram, de início, indicadores sociais da área do Grande Bom Jardim – integrado pelos bairros Siqueira, Canindezinho, Granja Portugal, Granja Lisboa e Bom Jardim. Com 520 mil habitantes, a área tem 70% dos domicílios com renda per capita de R$ 500,00, sendo que 120 mil pessoas registram renda per capita de R$ 70,00. Do total, 60% da população tem idade entre 0 e 29 anos. Altos índices de criminalidade e violência, desigualdade social na área também foram pontos apresentados.

"Aqui é uma das áreas mais violentas do Brasil, mas também é conhecida como uma das mais criativas, que tem um potencial. Eu digo que o Bom Jardim é o Cariri de Fortaleza. Tem uma energia criativa, tem uma força da juventude, ele tem grandes personagens, ele tem essa potencialidade. O que forma isso? Essa é uma das grandes questões da cultura", observou Paulo Linhares.

Imagem: Comitiva da UFC visitou diversos espaços do CCBJ (Foto: Jr. Panela/UFC)Na apresentação, entre as iniciativas do CCBJ para este ano, as gestoras deram detalhes sobre o projeto É Nóiz Perifa, de valorização e expressão de grupos artísticos do bairro; o Centro de Estudos e Pesquisas em Cultura (CPC), voltado para pesquisa, criação e realização de práticas e políticas culturais no e do Ceará; o projeto Geração N, destinado à chamada Geração Nem Nem (jovens que nem estudam nem trabalham), com a promoção de um modelo de capacitação que leve esse público a desenvolver o potencial em áreas como cinema, moda, design e games; Jardim de Gente, que atua como Agência de Formação e Desenvolvimento Cultural do Bom Jardim; Comunidade Viva, que prevê ações de cultura, arte e direitos humanos; Um Porto para Reinventar a Vida, criado com o objetivo de desconstruir e ressignificar a imagem estigmatizada do GBJ através de cursos formativos nas áreas de audiovisual, música e canto, artes cênicas, dança e intervenções.

Para a proposta de parceria, no levantamento feito pelas equipes do CCBJ-IDM sobre ações que podem integrar um futuro convênio com a UFC, os gestores veem potencial para alianças com os seguintes programas, projetos e iniciativas da Universidade: Projeto Construção de Lugares nos Espaços Públicos do Bairro Pacheco, Caucaia; Grupo de Estudos e Práticas em Jornalismo Audiovisual (GruppeTV); Musicultura – Projeto Radiofônico do Curso de Música da UFC/Rádio Universitária FM; Brincarmóvel: Brinquedoteca Itinerante; Trilhas Urbanas: Percursos Geográficos na Cidade de Fortaleza; Programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula); Dispositivos Estratégicos em Design Social na Construção de Identidade Local; Implantação e Manutenção de Hortas Comunitárias: da Pesquisa à Extensão; Programa de Gerenciamento de Resíduos; Programa de Ciências Ambientais; Comitê das Águas; Laboratório de Estudos da Violência, "além dos projetos de extensão vinculados ao Instituto de Cultura e Arte, o ICA", ressaltou Ileide Sampaio.

"A gente viu uma pequena amostra de muitos talentos que podem ser trabalhados. Há toda uma série de questões, de desafios sociais, que a Universidade pode enfrentar e estamos fazendo isso", comentou o Reitor, lembrando que naquela área já existem diversas ações pontuais de alunos e professores da UFC atuando em projetos de extensão – como o de Gastronomia Social e outros – e em pesquisas para trabalhos acadêmicos, incluindo teses.

Para Trícia Matias, a visita foi um pontapé inicial para uma aliança formalizada. "Com a UFC a gente potencializa os processos formativos do Centro, os projetos que já existiam. A gente tem 10 anos de Centro. Por que não projetar 10 anos de Centro com a UFC?. Essa é a intenção. O que o Centro pode fazer nos próximos 10 anos a partir da aliança com a UFC", idealiza a gestora. Segundo ela, também está havendo uma aproximação com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). "Estamos em conversa", diz.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300