Grupo Iluminuras expõe bordados no TJA e na Biblioteca de Ciências Humanas

Imagem: Foto de bordado da exposição no TJAO Grupo Iluminuras – Literatura e Bordado, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará vinculado à Biblioteca de Ciências Humanas, realiza até 15 de julho, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro), exposição de quadros bordados na Galeria Ramos Cotoco, no anexo do TJA.

A iniciativa – que representa a culminância de um curso de incentivo à leitura – é uma parceria entre o grupo, o TJA e o Acervo do Escritor Cearense (AEC), da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC.

Intitulada "Iracema: lenda do Ceará", a exposição reúne 19 quadros bordados inspirados na icônica personagem criada pelo escritor cearense José de Alencar (1829-1877). A mostra homenageia os 150 anos da obra (comemorados em 2015) e os 107 anos do TJA, inaugurado oficialmente em junho de 2010. A exposição é gratuita e aberta ao público.

Imagem: Foto de uma dos trabalhos bordados da exposiçãoGUIMARÃES ROSA Já de 5 a 7 de julho, na Biblioteca de Ciências Humanas (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Campus do Benfica), o Grupo Iluminuras promove outra exposição. A partir do estudo do conto "O recado do morro", de Guimarães Rosa (1908-1967), serão exibidos 21 quadros bordados, com visitação também gratuita.

As obras também serão expostas na cidade natal do escritor, Cordisburgo (Minas Gerais), durante a XXIX Semana Roseana, que será realizada de 10 a 15 de julho.

O Grupo Iluminuras surgiu como uma oficina durante as homenagens ao centenário do escritor Moreira Campos (1914-1994), em 2014. No ano seguinte, o grupo foi cadastrado como projeto de extensão da UFC em parceria com o Acervo do Escritor Cearense (AEC) e a Biblioteca de Ciências Humanas. O projeto é coordenado pela Profª Neuma Cavalcante.

Fontes: Hyanna Rocha, bolsista do Grupo Iluminuras – fone: 85 99987 7077 / Acervo do Escritor Cearense  e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.