Ex-Reitor Jesualdo Farias recebe Medalha do Mérito Parlamentar João Otávio Lobo

Imagem: A solenidade ocorreu no Plenário 13 de Maio da Assembleia (Foto: José Leomar)O Prof. Jesualdo Farias, Ex-Reitor da Universidade Federal do Ceará, atual Secretário Estadual das Cidades, recebeu na segunda-feira (3) a Medalha do Mérito Parlamentar João Otávio Lobo, na Assembleia Legislativa. Ao discursar na solenidade, afirmou que "nas mentes e mãos" dos profissionais de educação encontram-se os "caminhos para devolver ao País a esperança e a credibilidade perdidas nos últimos anos".

"Precisamos redobrar os esforços para formar cidadãos cada vez mais comprometidos com as causas sociais, para formar uma nova geração de mulheres e homens públicos que engrossem as fileiras daqueles que labutam em defesa do povo sofrido deste País", complementou o Secretário.

A solenidade ocorreu no Plenário 13 de Maio da Assembleia. A homenagem foi proposta pela deputada Fernanda Pessoa (PR) e aprovada, por unanimidade, pela Mesa Diretora da Casa.

A deputada destacou que a medalha foi dada pela imensa contribuição do ex-Reitor ao setor educacional do Ceará, a exemplo da interiorização do ensino superior público. Lembrando que não são poucos os problemas da educação no Brasil, a parlamentar enfatizou  que, apesar das dificuldades, Jesualdo Farias deu grande impulso nessa área, tanto como Reitor da UFC quanto como Secretário do Ensino Superior do Ministério da Educação.

Imagem: A solenidade ocorreu no Plenário 13 de Maio da Assembleia (Foto: José Leomar)PATRONO – João Otávio Lobo, patrono da medalha, nasceu em Santa Quitéria (CE) em 1893 e presidiu a Assembleia Legislativa em 1930. Graduou-se em Medicina, mas ampliou sua atuação para a área jurídica, tendo sido Diretor da Faculdade de Direito. Em 1946, assumiu interinamente o Governo do Estado. A Medalha João Otávio Lobo foi criada em novembro de 1979 (passou por modificações em 1995) para homenagear educadores ou instituições educacionais.

GRATIDÃO – O Prof. Jesualdo Farias se disse envaidecido por receber a distinção. Em nome dos presentes, ele citou o professor Artur Bruno, "um combatente membro desta Casa", atualmente Secretário Estadual do Meio Ambiente.

Mostrando-se grato a professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, o Prof. Jesualdo Farias afirmou que a medalha é uma distinção coletiva. "Ela vem realçar o esforço de todos aqueles que, na UFC, se têm desdobrado no sentido de prover os recursos humanos e as condições físicas necessárias para a expansão e a consolidação do ensino superior público em nosso Estado", disse.

O Ex-Reitor agradeceu a todos aqueles que o precederam, citando os professores Renê Barreira, Luís Carlos Uchôa Saunders, Ícaro Moreira e Roberto Cláudio Bezerra, a quem atribuiu o pioneirismo de expandir a Universidade, criando os cursos de Medicina de Barbalha e de Sobral. Fez agradecimento especial ao atual Reitor, Henry de Holanda Campos, que foi seu Vice-Reitor.

Imagem: A solenidade ocorreu no Plenário 13 de Maio da Assembleia (Foto: José Leomar)Agradeceu também aos professores Hélio Miranda, Marcelo Motta, Cleiton Carvalho e Willys Aguiar, colegas do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem. Mostrou-se grato, ainda, a ex-governadores e à bancada federal do Ceará. Demonstrou gratidão aos pais – "que desde cedo compreenderam a importância de investir em educação" – e à esposa, Helana, companheira de mais de 30 anos, sempre a seu lado "nesta difícil caminhada de militante das causas sociais".

RECONHECIMENTO – Em seu pronunciamento, o Prof. Jesualdo Farias assegurou que não se pode esquecer "a determinação dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff em reconhecer a importância da expansão da educação superior em nosso País, especialmente nas regiões Norte e Nordeste".

Para o Prof. Jesualdo Farias, "não é possível aceitar em silêncio tantos retrocessos, tampouco a perpetração de práticas seculares que transformaram o Brasil em um dos países mais desiguais do mundo", disse, lembrando que, no Brasil, os 10% mais ricos concentram cerca de dois terços de toda a renda nacional.

Falando sobre o Ceará, o Prof. Jesualdo reconhece que "a educação em todos os níveis segue, a passos largos, uma trajetória transformadora", mas salienta que há toda uma realidade social a ser mudada.

PRESENTES – A Mesa que presidiu os trabalhos da solenidade foi composta pela deputada Fernanda Pessoa, pelo Reitor Henry de Holanda Campos, pelos professores Jesualdo Farias, Roberto Cláudio Bezerra e Artur Bruno e pelo professor e médico Glauco Lobo (representando a família de João Otávio Lobo).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938