Cônsul da França para o Nordeste visita Reitoria e trata da renovação de convênio

Imagem: Cônsul francês para o Nordeste foi recebido no gabinete do ReitorA renovação do acordo de cooperação e intercâmbio entre a Universidade Federal do Ceará e o Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França em Recife foi um dos assuntos tratados durante a visita do cônsul francês para o Nordeste, Romain Louvet, na manhã da última sexta-feira (28), à Reitoria da UFC.

Ele foi recebido pelo Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares de Andrade Júnior; pela Diretora do Centro de Humanidades da UFC, Profª Vládia Maria Cabral Borges, e pela Diretora da Casa de Cultura Francesa da UFC, Profª Rosa Virgínia Grippon. Coube ao Pró-Reitor fazer breve apresentação da UFC, destacando a importância da Instituição, comprovada em rankings nacionais e internacionais.

O Prof. José Soares enfatizou os laços que unem a UFC à França desde a fundação da Universidade, quando o primeiro reitor da Instituição, Prof. Antonio Martins Filho, muito fez pela consolidação das relações entre a instituição de ensino cearense e aquele país europeu. Destacou o forte intercâmbio de professores e pesquisadores, especialmente das áreas de tecnologia e humanas.

Confira outras imagens da visita no Flickr da UFC

O cônsul, por sua vez, que assumiu o cargo em Recife em setembro passado, disse que é a primeira vez que vem ao Ceará e que o governo da França tem interesse em trazer o eixo de atividades – já forte com o Sul e Sudeste – também para o Nordeste do Brasil. Lembrou que, com a UFC, o convênio de cooperação já existente termina em agosto e que chegou a hora de renová-lo.

Imagem: Romain Louvet deixou claro que atual crise brasileira não afetará as relações da França com o nosso país (Foto: Viktor Braga/UFC)Sobre a renovação do convênio, a Diretora do Centro de Humanidades sugeriu dois pontos com a intenção de serem incluídos em aditivo: tornar a UFC um centro aplicador de testes de proficiência em francês e criar programa de residência docente que permita aos alunos da UFC – futuros professores de francês – fazer estágios de verão na França, bem como possibilite aos alunos franceses fazer o curso de Português para Estrangeiros na UFC.

A diretora da Casa de Cultura Francesa informou que no próximo ano a unidade celebra 50 anos de criação. Ela convidou o cônsul para as comemorações e reforçou o pedido de suporte cultural para a programação comemorativa que está sendo elaborada.

O Cônsul veio acompanhado da diretora da Aliança Francesa em Fortaleza, Magali Claux, e da assessora de comunicação e relações públicas do Consulado Geral da França em Recife, Margot Gallot. No encontro, foi falado também sobre o momento de crise que o Brasil atravessa. Romain Louvet deixou claro que essa crise não afetará as relações da França com nosso País.

Ao final da reunião, os visitantes conheceram dependências da Reitoria e na antessala do Conselho Universitário viram fotos que registram a visita do filósofo e escritor francês Jean Paul Sartre e de sua mulher, a também escritora Simone de Beauvoir, ao primeiro Reitor da UFC, Prof. Antonio Martins Filho.

Fonte: Prof. José Soares de Andrade Júnior, Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC – fones: 85 3366 7333 e 3366 7335