PRAE organiza calendário de cursos de formação para estudantes da UFC

No total, 25 bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis participaram da formação (Foto: Divulgação/PRAE)Como organizar um evento, saúde financeira, foto e filmagem e noções básicas de Libras foram alguns dos cursos promovidos de 24 a 28 de julho, para os estudantes que participaram do Programa de Integração Estudantil 2017. Realizada no auditório da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, a formação de 40 horas-aula contemplou 25 bolsistas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Esta é a terceira edição anual do projeto de cursos rápidos voltados aos discentes que, após esta fase piloto com os bolsistas da PRAE, será ampliada, passando a ser ofertada a todos os alunos da UFC já a partir de setembro próximo.

No último dia de atividades do Programa de Integração Estudantil, na sexta-feira (28), o grupo participante assistiu à palestra "Saúde vocal", com a professora e integrante do Núcleo de Estudos do Comportamento Humano (NECH-UFC), Daniele Colares. Na ocasião, foram enfatizados o uso da voz na atividade profissional, além de respiração e postura adequada ao falar.

"Para cada atividade profissional há um uso adequado da voz. A gente tem uma turma aqui que quer seguir a carreira docente e eles têm que se precaver quanto ao tempo de fala que pode ser feito sem que haja prejuízos para o corpo e como podem se prevenir de problemas vocais", afirmou.

Um dos que conferiram toda a semana de cursos do Programa de Integração foi o estudante Felipe Braga, aluno do 2º semestre de Ciências Sociais. "Foi muito interessante a semana. É muito legal ter essa introdução em vários assuntos, a gente teve aqui Libras, que era algo que eu não conhecia ainda e gostei bastante", avaliou.

Para Josineide Menezes, que cursa o 6º semestre em Psicologia, a experiência foi importante para a formação profissional na sua área. "É minha primeira vez como bolsista e acho muito importante ter oficinas e palestras com vários profissionais sobre diferentes assuntos. São olhares diferentes para um mesmo assunto e com certeza essa experiência vale para a profissão", disse.

AMPLIAR OFERTA – Segundo a coordenadora de assistência estudantil da PRAE, Profª Elidihara Trigueiro, a ideia é que toda a comunidade estudantil possa ter acesso, em setembro, a um cronograma mensal de palestras, cursos e oficinas voltados para o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal dos alunos.

"Queremos potencializar o desenvolvimento dos estudantes e estender essa oferta de cursos de capacitação e treinamento, abrir para os alunos, independentemente de eles serem bolsistas ou não. Para isso, nesse mês de agosto faremos um levantamento das necessidades e demandas de cursos extracurriculares dos estudantes para, em setembro, lançarmos um cronograma dessas formações", detalha.

Ela explica ainda que ao longo de agosto será lançado um edital para realização de um banco de talentos que vão atuar como facilitadores de cursos rápidos para os estudantes. Poderão participar alunos, servidores técnico-administrativos e professores. São ainda convidados a participar Centros Acadêmicos, Empresas Juniores, Ligas Acadêmicas e Projetos de Extensão.

Interessados podem obter mais informações com a Coordenadoria de Assistência Estudantil da UFC, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Elidihara Trigueiro, coordenadora de assistência estudantil da UFC – fone: 85 3366 7444