Maria Auxiliadora de Souza receberá título de Professora Emérita da UFC

A Profª Maria Auxiliadora de Souza receberá, nesta quarta-feira (2), o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Ceará, honraria cuja concessão foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada em 9 de julho de 2015. O título será entregue, excepcionalmente, na residência da homenageada, às 10h, pelo Reitor Henry de Holanda Campos.

A homenageada graduou-se em Medicina pela UFC em 1961; tem especialização em Vigilância Nutricional pela Johns Hopkins University, de Baltimore (USA); é mestra em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Tropical de Antwerpen (Bélgica) e doutora em Medicina Social pela UFC, tendo defendido a tese "Associação da nutrição com a inteligência global de crianças de 7 a 13 anos de idade, matriculadas na escola pública de Fortaleza".

A Profª Auxiliadora de Souza é fluente em espanhol, francês, inglês e alemão. Na docência, foi auxiliar de ensino no Departamento de Medicina Preventiva e Social (1963/1965); professora assistente de Medicina Preventiva no Departamento de Saúde Comunitária (1966/1980); professora do curso de especialização em Medicina do Trabalho, um convênio da UFC com Ministério do Trabalho (1974/1975), e do curso de especialização em Saúde Pública, convênio da UFC com Secretaria de Saúde do Estado.

Foi professora de Epidemiologia Geral na Universidade Federal do Piauí (1970), de Medicina Social na Escola de Serviço Social (1964) e professora de Administração em Saúde Pública da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo (1964/1966 e 1968).

Entre as atividades comunitárias nas quais atuou destacam-se como médica do Programa Saúde da Família, em Morada Nova (1998/2000) e Viçosa do Ceará (2001 e 2006/2007), e nos projetos Grupo da Paz (do qual foi a criadora), e Criança, Vida e Cidadania, em parceria com o Colégio Monsenhor Tabosa. A Profª Auxiliadora de Souza criou, também, o grupo Esperança e outros sete grupos de idosos, voltados para a prevenção e controle da hipertensão e diabetes.

Como gestora, na UFC, a nova Professora Emérita exerceu as funções de diretora do Centro de Saúde do Instituto de Medicina Preventiva; chefe do Departamento de Saúde Comunitária e chefe do Ambulatório de Medicina Social. Para consultoria  foi chamada pelo Projeto Controle de Doenças Diarreicas no Estado do Maranhão; pelo Projeto Ações Integradas de Saúde (PROAIS), na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand; pelo Programa de Assistência às Favelas de Fortaleza (Proafa) e o de Viabilização de Espaços Econômicos para População de Baixa Renda, entre outros.

A Profª Maria Auxiliadora de Souza teve participação significativa como conferencista e palestrante em encontros, simpósios, seminários e congressos  nacionais e internacionais. Suas publicações científicas estão em periódicos do Brasil e do exterior. É autora dos seguintes livros: Manual de Socorro de Urgência; Aleitamento Materno Exclusivo; Ela; Favela – nascer, crescer sobreviver; At the edge of development – health crisis in a transitional society; Enamorada e Médica no Interior: trabalhando e aprendendo.

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Universitário  da UFC – fone: 85 3366 7340