Alunos do Campus de Quixadá realizam o UFC Day, com palestras em 60 escolas

Imagem: Campus de Quixadá tem mais da metade de seus estudantes oriundos de outras cidades (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá promove, nesta quinta-feira (3), a primeira edição do UFC Day, iniciativa que tem como objetivo divulgar cursos e ações da UFC – principalmente do Campus de Quixadá – para estudantes de ensino médio de vários municípios do Estado.

Mais de 100 alunos da Universidade vão realizar, de forma voluntária, palestras e tirar dúvidas sobre a vida universitária para jovens de 60 escolas localizadas em 33 diferentes cidades cearenses.

Explica um dos coordenadores do UFC Day, Prof. David Sena, que o tema do evento, "De volta para casa", baseou-se na ideia de que esses alunos voluntários atuem como "embaixadores da UFC" na escola onde estudaram. "É a primeira vez que tentamos algo em que os alunos são os protagonistas; queremos que eles sejam os modelos que os outros vão desejar seguir", afirma.

Imagem: Logo do UFC Day (Imagem: divulgação)Segundo dados da equipe organizadora do UFC Day, na avaliação do perfil de ingressantes no Campus de Quixadá deste ano foram registrados jovens de mais de 77 cidades do Ceará. Atualmente, quase metade dos alunos do Campus vem de outras cidades do interior do Estado e apenas 10% são de Quixadá.

Levar mais informações sobre a UFC para esse municípios do Interior foi, portanto, um dos fatores motivadores da iniciativa. Acopiara, Ipu, Iguatu, Massapê, Itapajé, Jaguaribe e Cascavel serão algumas das cidades com ações do UFC Day nesta quinta-feira (3).

"Como a maioria dos alunos volta para sua cidade nas férias e como os alunos das escolas de ensino médio vão retornar às aulas antes de nós, tivemos a ideia de fazer o UFC Day 2017. Os voluntários vão falar sobre os cursos oferecidos e tirar dúvidas sobre moradia, auxílios, bolsas, contando um pouquinho da experiência de ser universitário longe de casa", detalha o Prof. David Sena.

O UFC Day 2017 conta com apoio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis de Quixadá e do Projeto de Extensão UFC nas Escolas.

Fonte: Prof. David Sena, do Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3412 0919