Ministro da Cultura anuncia R$ 94 milhões ao NO/NE e Centro-Oeste em evento do Cine Ceará

Imagem: Mesa de abertura do I Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE), promovido pela UFCO ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, anunciou, na manhã desta segunda-feira (7), um investimento de R$ 94 milhões para produtoras e programadoras de conteúdo para a televisão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a ser aplicado ainda neste semestre.

O anúncio dos recursos foi feito durante o I Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE), que faz parte da programação do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema.

O festival é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC). O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, esteve presente na abertura do evento. Saiba como foi a solenidade, que lotou o Cineteatro São Luiz, no último sábado.

O investimento a ser aportado partirá do Ministério da Cultura (MinC) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Fundo Setorial Audiovisual (FSA). Além dos R$ 94 milhões, serão investidos R$ 6 milhões na região Sul e nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O total de R$ 100 milhões será aplicado na linha de investimento Prodav 02, da Ancine.

Durante o seminário, o ministro explicou que, embora a Lei 11.473/2006 destine 30% dos recursos do FSA a produtoras brasileiras estabelecidas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o percentual não é cumprido.

"O objetivo é promover o desenvolvimento regional e assegurar os recursos previstos em lei para essas regiões", afirmou Sérgio Sá Leitão. "É preciso descentralizar o fomento e as políticas para dar conta de toda a diversidade do nosso País", destacou.

A diretora-presidente em exercício da Ancine, Debora Ivanov, que também esteve presente ao seminário, defendeu a sinergia entre o MinC e a agência, o estabelecimento do diálogo com toda a cadeia produtiva, destacando a importância da descentralização dos recursos. "É bonito ver o fortalecimento da produção fora do eixo Rio-São Paulo nos últimos anos como afirmação da identidade, mostrando a riqueza da nossa cultura e promovendo ações de mercado", avaliou.

O SEMINÁRIO – O evento tem como um de seus principais objetivos o debate sobre o panorama das políticas públicas voltadas para a descentralização da produção audiovisual. A CONNE reúne produtores de audiovisual, realizadores, gestores e representantes de instituições públicas e privadas de 20 unidades federativas das três regiões brasileiras.

A programação, que está sendo realizada no Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500, Meireles), estende-se até esta terça-feira (8) com o painel "Instalação da CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste – diretrizes e ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual nas regiões, 1º triênio", às 9h. Às 14h, será realizado o último painel, intitulado "As produções audiovisuais nas TVs regionais – lançamento dos editais – Prodav 02".

Leia mais: Após abertura com casa lotada, 27º Cine Ceará segue até sexta-feira (11)

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará – fones: 85 3252 5401, 99989 5876 e 99989 3913 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.