"Vale a pena investir em sonhos e projetos", diz Reitor na primeira noite de colação

Imagem: A colação de grau ocorre na Concha Acústica da Reitoria (Foto: Ribamar Neto/UFC)Ao discursar na solenidade de colação de grau da noite dessa segunda-feira (7), o Reitor Henry de Holanda Campos, dirigindo-se aos graduandos, assegurou que ao concluir seus respectivos cursos eles comprovam que "valeu a pena sonhar, assim como valeu a pena investir na realização de um sólido projeto de vida".

O ciclo de colações de grau da UFC teve início segunda-feira (7), quando 372 estudantes dos cursos oferecidos pelos Centros de Ciências Agrárias, de Tecnologia e de Ciências receberam o diploma.

Veja mais imagens da colação no Flickr da UFC

Nesta terça-feira (8) colarão grau os concludentes dos cursos ofertados pelo Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação.

Escolhida para falar em nome dos graduandos, Jaqueline Alves de Matos, do Curso de Engenharia de Pesca, direcionou seu pronunciamento ao sentimento de gratidão: "Ao Senhor, por nos abençoar; à paciência e amor de nossos pais, irmãos e demais familiares; aos nossos namorados, namoradas, maridos e esposas, por entenderam nossa falta de atenção".

Agradeceu ainda aos professores, "que todos estes anos transmitiram ensinamentos não só didáticos, mas também da vida cotidiana", e aos servidores técnico-administrativos.

Imagem: Jaqueline de Matos discursou em nome dos graduandos (Foto: Ribamar Neto/UFC)Jaqueline de Matos destacou os estudantes que ao longo da graduação já eram ou vieram a ser pais e mães, "o que tornou o processo ainda mais desafiador, mas nem por isso impossível de ser concluído".

Referindo-se especificamente ao curso que concluía, a oradora ressaltou que, "em um País com mais de 8.700 quilômetros de costa, a função do engenheiro de pesca torna-se indispensável para a manutenção, preservação e estudo desse ambiente". Por fim, complementou: "Fazer parte da 10ª melhor universidade do País é para poucos. Somos privilegiados e vitoriosos. Assim, temos a responsabilidade de exercer bem nossas atividades em prol da sociedade".

NOTA MÁXIMA DA UFC – A Profª Aurea Silva de Holanda, coordenadora do Curso de Engenharia Civil, representante do corpo docente, destacou o fato de a UFC, pela primeira vez em sua história, ter obtido a pontuação máxima (nota 5) na avaliação do Conceito Institucional feita pelo Ministério da Educação. E, falando para os graduandos, assegurou: "Vocês ajudaram a construir esse momento de muito orgulho para todos nós que fazemos a UFC".

Para a Profª Aurea de Holanda, o novo ciclo que se inicia para os recém-formados "ocorre em um momento de extrema dificuldade para nosso País. Temos vivido dias difíceis, repletos de notícias de corrupção, irregularidades e abuso de poder". Ela se disse convencida de que os profissionais que ali se formavam podiam "ajudar a construir um Brasil diferente, exercendo a profissão que escolheram com honestidade, responsabilidade, dedicação e amor".

Imagem: O reitor Henry Campos presidiu a solenidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)COMPROMISSO SOCIAL – O Reitor Henry Campos, cujo discurso encerrou o evento, classificou como "fundamental qualificar a graduação, adotando currículos contemporâneos, mais atentos a uma realidade que se transforma com extraordinária rapidez", bem como "reorientar a pesquisa, buscando, cada vez mais, direcioná-la para o enfrentamento dos problemas sociais".

O Reitor garantiu que a UFC continuará sendo pautada "pelo compromisso social, por saber  em que contexto está inserida. Tem olhos para os desníveis aberrantes entre classes sociais – uma pecha que envergonha, um tumor maligno que precisa ser urgentemente extirpado".

Encerrando a fala, o Prof. Henry Campos desejou que os novos profissionais "trilhem com dignidade o caminho que escolheram, que construam com segurança sua carreira, que se fundamentem sempre na responsabilidade e nos preceitos éticos".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7836