Segunda noite da colação de grau 2017.2: incentivo ao sonho e ao desenvolvimento

Imagem: Na segunda noite de solenidade, colaram grau 565 concludentes do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia da UFC (Foto: Arlindo Barreto)O céu se coloriu nessa terça-feira (16), segundo dia do ciclo de colações de grau da Universidade Federal do Ceará. Fitas vermelhas, verdes e amarelas, balões azuis e brancos, letras infláveis douradas, além de estrelinhas de papel em tons de prata foram às alturas na Concha Acústica, no Campus do Benfica.

As celebrações – que irromperam a cada chamada de curso dos 565 concludentes do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia da UFC – encantaram o olhar, mas não menos que os sorrisos, lágrimas e abraços emocionados entre os presentes.

Confira outras imagens do segundo dia de colação de grau no Flickr da UFC

Dando início aos discursos da noite, falou em nome dos estudantes Ana Beatriz do Vale Silva, formanda do Curso de Engenharia de Petróleo. A jovem abordou os desafios e a superação pessoal de cada aluno de graduação rumo à conquista do diploma, enfatizando o papel dos professores nessa caminhada: "Vocês foram mais que mestres, foram e sempre serão grandes amigos”.

Imagem: Ana Beatriz do Vale Silva, formanda do Curso de Engenharia de Petróleo, falou em nome dos estudantes (Foto: Ribamar Neto/UFC)A oradora discente ainda conclamou os mais novos profissionais a perseguirem seus sonhos e destacou o papel da educação na transformação de indivíduos e da sociedade como um todo. "A educação sempre foi e sempre será a máquina capaz de formar e transformar uma sociedade. Que nunca nos esqueçamos disso e possamos fazer valer o lema de nossa Universidade, 'O universal pelo regional', buscando sempre solucionar os problemas locais sem esquecer o caráter universal de nossa formação", disse.

A importância das escolhas na vida profissional e pessoal foi o tom do discurso da Profª Cristina Carvalho, coordenadora do bacharelado em Biotecnologia e docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, que esteve na solenidade como oradora docente. "Por mais convictos que sejamos de nossas escolhas, somos constantemente postos à prova e nos questionamos. Todavia, é preciso ter confiança no conhecimento adquirido. Dediquem-se com afinco à atividade que vocês escolheram e verão que todo o esforço terá feito sentido. Por isso, abracem suas escolhas", afirmou.

Imagem: A Profª Cristina Carvalho esteve na solenidade como oradora docente (Foto: Arlindo Barreto/UFC)A professora também abordou em sua fala o lema da UFC, "O universal pelo regional", e reforçou sua atualidade. "Esse lema reflete as ações de internacionalização e integração com a diversidade cultural do mundo em que vivemos, mas não esquece a necessidade de aplicação desse conhecimento para resolver problemas que afligem nossa região. É fundamental que os profissionais formados na UFC tenham consciência dos desafios que enfrentarão pela frente. Apropriem-se dessa responsabilidade e sejam felizes com suas escolhas", declarou.

Discursando para uma Concha Acústica lotada, o reitor Henry Campos apresentou recentes conquistas da UFC, como a posição de 11ª melhor universidade do País e a condição de melhor instituição de ensino superior do Norte e Nordeste, divulgadas pelo Ministério da Educação. O reitor ainda frisou resultados da pós-graduação da UFC, destacada como a que mais avançou em índices de qualidade, e anunciou o status da Universidade como um das que mais registram patentes hoje no Brasil. "Essas gratas constatações não apenas vêm encher de orgulho a comunidade interna, mas são motivo de júbilo para toda a sociedade cearense", afirmou.

Imagem: A Concha Acústica ficou lotada na segunda noite do ciclo de colações de grau  (Foto: Arlindo Barreto)Para Henry Campos, esses destaques são resultado de um projeto consistente, alicerçado na ideia de traçar estratégias mais eficientes para o desenvolvimento do Estado do Ceará e melhoria da qualidade de vida de seu povo. "Nosso empenho é no sentido de oferecer ensino público de qualidade, mesmo em períodos de dificuldades, como o que hoje atravessam as universidades federais. Somos resilientes e nos anima a confiança, ou mesmo uma indisfarçável teimosia bem cearense. Trabalhamos com as novas gerações e, certamente, apreendemos delas o vigor, a coragem e a capacidade de lutar", acentuou.

CICLO DE COLAÇÕES – Nesta quarta-feira (17), colam grau 575 formandos do Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) e Faculdade de Educação.

No Campus da UFC em Quixadá, a solenidade de colação de grau será no dia 19, a partir das 18h, no Auditório Nilo Procópio Peçanha, do Instituto Federal do Ceará (Ifce). Serão diplomados 38 estudantes de 4 graduações (Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Rede de  Computadores e Ciência da Computação).

Já em Sobral a colação de grau ocorre no próximo dia 22, no auditório do bloco I do Campus Mucambinho (Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, Centro), com 115 concludentes de 7 cursos (Odontologia, Finanças, Engenharia de Computação, Música, Psicologia, Ciências Econômicas e Engenharia Elétrica).

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313