Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Pesquisa traça perfil dos alunos da graduação para ajudar nas políticas de assistência estudantil

Imagem: Cartaz da pesquisaA Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) realizam a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e auxiliarem em demandas de assistência estudantil.

Todos os estudantes da Universidade Federal do Ceará estão convidados a participar da consulta, até 30 de junho. Ao acessarem o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os alunos encontrarão um banner-convite, com link de acesso ao questionário. Também é possível responder à pesquisa acessando site específico.

O ATUAL PERFIL DOS ESTUDANTES – Estudos anteriores realizados pela ANDIFES mostram grande mudança no perfil dos graduandos nas universidades brasileiras a partir da adoção do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como forma de acesso, da criação de mais de 300 campi no interior do País e da implementação da chamada Lei de Cotas, adotada em 2013.

A Lei de Cotas, por exemplo, já garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou no período de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, em 2014, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil. Outros levantamentos feitos pela ANDIFES mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo. Os dados, portanto, desmistificam a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com renda alta.

O secretário executivo da ANDIFES, Gustavo Balduino, ressalta que os indicadores gerados pela pesquisa também auxiliam no aumento da eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9524

Créditos

© 2018 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo