Profª Maria do Socorro Silva de Aragão recebe título de Professor Honoris Causa

Imagem: Profª Maria do SocorroEm solenidade presidida pelo reitor Henry Campos no final da manhã desta quinta-feira (22), na sala do Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará, a Profª Maria do Socorro Silva de Aragão recebeu o título de Professor Honoris Causa da UFC. Docente aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ela tem colaborado com a UFC desde 1995, como professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Linguística, e também como colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

Na abertura da solenidade, foi lido o resumo do vasto currículo da professora paraibana, que é licenciada em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Regional do Nordeste (PB), mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP); pós-doutora em Fonética pela Université de Paris Sorbonne Nouvelle; em Dialetologia pela Universidade Complutense de Madri (1976/1978) e em Linguística aplicada ao Ensino de Línguas pela Central Connecticut State University (Estados Unidos).

A homenageada foi ainda professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Regional do Nordeste, em Campina Grande, e docente da Universidade Estadual da Paraíba, além de professora visitante da Central Connecticut State University e da UFC.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Dirigindo-se à homenageada, o reitor Henry Campos declarou: "Com grande honra e satisfação transmito à Profª Maria do Socorro Silva de Aragão as boas-vindas à galeria dos professores honoris causa da Universidade Federal do Ceará. Quero dizer, professora, que nossa instituição se enriquece com sua presença ativa entre nós, com seus conhecimentos na área da linguística, com sua generosidade em partilhar conosco uma larga experiência acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão".

Imagem: Mesa de autoridades acadêmicas na solenidadeEm discurso no qual destacou o crescimento da UFC reconhecido pelos índices publicados em rankings nacionais e internacionais, o reitor Henry Campos disse ainda que a Profª Socorro Aragão é uma das responsáveis por esse notável desempenho da Instituição, justificando-se, assim, a concessão do título, aprovado pelo Conselho Universitário, por unanimidade.

RECONHECIMENTO – Coube à Profª Maria Elias Soares, que coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC e hoje dirige o Campus da UFC em Crateús, saudar a Profª Socorro Aragão. Maria Elias falou da brilhante jornada profissional da amiga docente, convidada por ela para colaborar com o Programa. Destacou também sua generosidade, humildade, dignidade e bom humor. Lembrou que, juntas, no Programa de Pós-Graduação em Linguística, viveram "aventuras", realizando encontros científicos e criando publicações acadêmicas que se tornaram referências na área.

"Não há palavras que expressem suficientemente minha amizade, mas posso falar da gratidão pelo que a Profª Maria do Socorro Silva de Aragão fez a faz pela pós-graduação brasileira e pela UFC, por seu empenho em ajudar o Programa de Pós-Graduação em Linguística a crescer, a se consolidar e a alcançar um nível de reconhecimento nacional e internacional".

AGRADECIMENTO – No discurso de agradecimento, a Profª Socorro Aragão revelou que desde a infância mantém uma relação pessoal com o Ceará, onde vinha passar férias. Ao receber o convite para colaborar com o Programa de Pós-Graduação em Linguística, passou a viajar sistematicamente da Paraíba para o Ceará. Segundo ela, o presente título compensa todos os problemas enfrentados em sua ativa jornada.

Imagem: Profª Maria do Socorro AragãoA homenageada agradeceu ao reitor Henry Campos, ao ex-reitor Jesualdo Farias, aos colegas do Departamento de Letras Vernáculas e a todos do Centro de Humanidades (professores, alunos, ex-orientandos) e a própria família, especialmente ao esposo Afrânio Aragão, "que permitiu e se conformou com minha vida de caixeira-viajante para o Ceará", disse, demonstrando o reconhecido bom humor.

Prestigiaram a solenidade o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior; a diretora do Centro de Humanidades, Profª Vládia Borges; a vice-diretora do Centro de Tecnologia, Profª Diana Azevedo; o pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Herbert, além de alunos e servidores docentes e técnico-administrativos.

SAIBA MAIS – A Profª Socorro Aragão é ainda fundadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, uma das maiores associações brasileiras da área. Foi diretora científica para a região Nordeste do Projeto Atlas Linguístico do Brasil e coordenou o projeto internacional Tesouro do Léxico Galego-Português, em convênio com a Universidade de Santiago de Compostela. Orientou 77 dissertações de mestrado, coordenou 26 projetos de pesquisa, publicou 126 livros e capítulos de livros, 48 artigos científicos no Brasil e no exterior, 125 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, dentre outros feitos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331