Tecnologia auxilia tratamento do tabagismo no Hospital Universitário

Imagem: O aparelho analisa a proporção de monóxido de carbono (CO) no ar expirado do fumante (Foto: Divulgação/Ebserh)O projeto Inspira Ação, realizado no Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), com pacientes que querem parar de fumar, acrescentou nova tecnologia à rotina de trabalho: o monoxímetro. Consiste em um aparelho semelhante a um bafômetro que analisa a proporção de monóxido de carbono (CO) no ar expirado do fumante.

Além de averiguar a abstinência, essa testagem agrega informação ao processo de aconselhamento do fumante com vistas ao ato de parar de fumar. O HUWC é uma unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O Prof. Paulo Rodrigues, que coordena o projeto Inspira Ação, explica que uma maior presença de CO no organismo sinaliza maior dificuldade para oxigenação. Nesse contexto, o monoxímetro consegue medir a intensidade de exposição à fumaça de cigarro.

"Estudos sugerem que agregar a medida do CO expirado na rotina de serviços de tratamento do tabagismo favorece o sucesso da tentativa de parar de fumar. A aquisição do monoxímetro potencializará não só a assistência aos pacientes como também as atividades de ensino e pesquisa sobre tabagismo", acrescenta ele.

Participante do projeto, Marina Carla da Silva realizou o exame com monoxímetro sem dificuldade e já faz planos de vida nova. "A gente se sente acolhida aqui. Todos são atenciosos e nos ajudam a parar de fumar. Tenho fé de que logo largarei de vez esse vício, que só me faz mal", diz.

O aparelho começou a ser utilizado no projeto no dia 16 de março último. Além do monoxímetro, o projeto Inspira Ação utiliza técnicas motivacionais, comportamentais e medicações, quando necessário, para ajudar pacientes a parar de fumar.

Imagem: O monoxímetro agrega informação ao processo de aconselhamento do fumante com vistas ao ato de parar de fumar (Foto: Divulgação/Ebserh)SAIBA MAIS – Desde 2015, o projeto Inspira Ação é realizado no Ambulatório de Saúde Mental do HUWC. Atende pacientes adultos que desejam parar de fumar, encaminhados pelos ambulatórios do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. Estudantes e residentes de diferentes categorias profissionais também se beneficiam das atividades de ensino em serviço.

Para saber mais sobre o projeto Inspira Ação, entre em contato pelo telefone (85) 3366 8149.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC/Ebserh – fone: 85 3366 8183