Programa de Pós-Graduação em Psicologia apresenta sua primeira tese de doutorado

Imagem: O agora doutor Valdemir Pereira de Queiroz Neto, ao lado da banca avaliadora (Foto: divulgação)Na última sexta-feira (13), o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará teve a defesa de sua primeira tese de doutorado – O homem-máquina na cibercultura: análise teórico-crítica de signos de esportividade.

De autoria de Valdemir Pereira de Queiroz Neto, com orientação da Profª Fátima Severiano, o trabalho versa sobre os modos como as pessoas têm se apropriado das redes sociais com foco em atividades tanto do tempo livre quanto do tempo de trabalho.

A tese analisa novas formas de sociabilidade, mediadas pelas novas tecnologias, a partir dos traços de esportividade e valores de competitividade, alto desempenho e capacidade contínua de melhoria das máquinas contemporâneas.

As implicações psicossociais das prescrições de performance trazidas por essas formas são denunciadas como promotoras de um mal-estar devido às demandas desmedidas de produtividade e consumo, que resultam num indivíduo sempre em débito com os ideais propagados nas comunicações em redes sociais do esporte e atividades físicas, do lazer, da sociabilidade, do trabalho e da produção científica.

Participaram da banca examinadora os professores Aluísio Ferreira Lima (UFC), Deborah Christina Antunes (UFC), Georges Daniel Janja Bloc Boris (UNIFOR) e Jorge Coelho Soares (UERJ). O agora doutor Valdemir Pereira, além de ter cursado a graduação e o mestrado em Psicologia na UFC, atualmente é professor do Campus da UFC em Quixadá.

SOBRE O PROGRAMA – Criado em 2003, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC tem área de concentração em Psicologia e conta com as seguintes linhas de pesquisa: Teorias e Práticas da Psicanálise; Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea; e Processos Psicossociais e Vulnerabilidades Sociais.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC – fone: 85 3366 7661