Semana Universitária debate o Brasil com grandes nomes, no auditório da Reitoria

Imagem: Grandes nomes do cenário acadêmico, intelectuais e lideranças da sociedade confirmaram presença nos nove painéis temáticos da SemanaA Universidade Federal do Ceará é sede, de 22 a 25 de maio, da Semana Nacional Universitária, que ocorre no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Grandes nomes do cenário acadêmico, intelectuais e lideranças confirmaram presença nos nove painéis da Semana, que colocam em pauta temas como política, inovação, desigualdades sociais, segurança pública, cultura, dentre outros.

As inscrições são abertas ao público e feitas on-line. Para estudantes da UFC, a participação poderá ser aproveitada como atividade complementar.

PROGRAMAÇÃO DE PESO – A programação completa pode ser vista on-line. Após cerimônia e conferência de abertura, ocorrerá, no dia 23, às 9h, a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Cultural ao jornalista e escritor Lira Neto.

Logo em seguida, o homenageado se junta aos professores da UFC Jawdat Abu-El-HaJ (Departamento de Ciência Sociais) e Newton Albuquerque (Faculdade de Direito) para debater "Estado brasileiro, regime político e reconquista da democracia".

A programação segue, à tarde, com debates sobre "Educação e política da ciência, tecnologia e inovação", das 14h às 16h, e sobre "Garantia dos direitos sociais e redução das desigualdades sociais", das 16h às 18h.

Na quinta-feira (24), a organização das cidades é o grande tema, que será discutido sob três pontos de vista: segurança pública e superação da violência (das 9h às 12h), juventude e cultura (das 14h às 16h) e mobilidade urbana e moradia (das 16h às 18h). Confira os palestrantes.

Imagem: Ladislau Dowbor, consultor da ONU e professor da PUC-SP, é um dos convidados da Semana (Foto: divulgação)Na sexta (25), as atividades começam às 9h, com o debate "Conjuntura econômica e mudanças necessárias na economia brasileira", com o consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislau Dowbor, e os professores do Departamento de Teoria Econômica da UFC Alfredo Pessoa e Carlos Américo Leite Moreira.

À tarde, haverá os painéis "Desenvolvimento regional e redução das desigualdades regionais", das 14h às 16h, e "Modelo agrícola, meio ambiente e preservação dos recursos naturais", das 16h às 18h.

A Semana Nacional Universitária é uma realização da UFC e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES), com apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e do Instituto Dragão do Mar. O evento conta com parceria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Confira a programação completa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331