Instituto Confúcio celebrará Festival do Barco do Dragão nesta segunda-feira (18)

Imagem: Festival do Barco do DragãoO Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará celebra, nesta segunda-feira (18), o Festival do Barco do Dragão. A atividade, marcada para as 10h, ocorrerá no hall do Bloco Didático III da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC (Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica).

O evento tem o objetivo de apresentar a cultura chinesa e o Instituto Confúcio na UFC para a comunidade universitária. Para isso, contará com a participação das professoras Yu Chen, Lingwei Zhang e Yuxan Han, que lecionam mandarim no Instituto, e com a demonstração do processo de produção do zongzi, uma espécie de arroz doce recheado muito tradicional na China, que será oferecido ao público na ocasião.

FESTIVAL ‒ O Festival do Barco do Dragão, também conhecido como "Duanwu Jie", é um dos mais importantes e tradicionais festivais da China, com mais de 2 mil anos de existência. Ocorre todos os anos, sempre no quinto dia do quinto mês do calendário chinês. Nesse dia, as pessoas costumam fazer o zongzi.

Imagem: ZongziOutra tradição do Festival é a corrida do "Barco do Dragão". Uma lenda diz que um poeta chamado Qu Yuan afogou-se no rio Miluo, na China. Dentro das comemorações do festival, as pessoas correm em barcos simbolizados de dragão e espalham arroz no rio para alimentar os peixes, a fim de impedir que eles comam o corpo de Qu Yuan.

INSTITUTO CONFÚCIO ‒ O Instituto Confúcio, órgão vinculado ao Ministério da Educação chinês, foi criado em 2004 para promover a internacionalização da língua e cultura chinesas. O instituto possui 480 unidades instaladas nos cinco continentes, e, no Brasil, está presente em 10 instituições de ensino superior. Na UFC, o Instituto Confúcio iniciou as atividades no mês de abril em parceria com a Universidade de Nankai.