SINFORGEDS: Primeira mesa aborda regime de informação e protagonismo na saúde coletiva

Imagem: Professores da primeira mesa do SINFORGEDSO V Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS), aberto na noite dessa terça-feira (19), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, prosseguiu na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). A primeira atividade do dia foi a mesa-redonda intitulada "Regime de informação e protagonismo na saúde coletiva: interlocuções entre ciência da informação, ciência da saúde e tecnologias digitais".

A Profª Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra, da Faculdade de Medicina da UFC, coordenou a mesa. Fizeram exposições a Profª Maria Nélida Gonzalez de Gomez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Prof. João Joaquim Freitas, da UFC, e a Profª Henriette Ferreira Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ao expor o tema "Tecnologias digitais e análise do regime de informação para a promoção da saúde coletiva", a Profª Maria Nélida propôs reflexões sobre os caminhos das tecnologias digitais nos contextos da medicina privada e pública, considerando aspectos como a possibilidade de produção, troca e transferência de novos conhecimentos e a criação de programas coordenados de análise de dados para melhoria de diagnósticos e atendimento em saúde.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Para a professora, falar sobre regime de informação na área de saúde implica a necessidade de leituras transversais da realidade, incluindo o âmbito político. Ela ressalta também que a convergência entre informação, comunicação e computação é fato cada vez mais presente no setor.

Destacou ainda a velocidade com que as inovações tecnológicas surgem e a defasagem entre a tecnologia e os processos ligados à saúde, que ocorre no mundo todo, não só no Brasil. Um desafio enfrentado é o fato de muitas empresas privadas criarem seus próprios softwares e equipamentos, o que obriga unidades de saúde a estar sempre diante da necessidade de redefinição. Como não há uma solução holística e universal, ela propõe "microssoluções, soluções locais".

Leia mais: Neurociência, informação e tecnologia são temas da abertura do SINFORGEDS

Imagem: Atividade ocorreu no auditório da FEAAC (Foto: Ribamar Neto/UFC)CRIANÇAS E ADOLESCENTES – O Prof. João Joaquim Freitas falou sobre o tema "Informação e tecnologias digitais como ferramentas em saúde de crianças e adolescentes", apresentando a experiência do grupo de pesquisa que coordena junto às professoras Evelyn Eisenstein, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Suzy Santana Cavalcante, da UFBA: O SIG (do inglês Special Interest Groups) Saúde de Crianças e Adolescentes, integrante da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

Funcionando em regime de teleconferências mensais e, em alguns casos, extraordinárias, o SIG Saúde de Crianças e Adolescentes, criado em 2007, já recebeu diversos prêmios por sua atuação. Soma hoje um total de 720 participantes, com profissionais e estudantes da área de saúde, além de residentes de 25 hospitais e universidades do País.

Eles discutem os mais diversos temas – de bullying a asma, de obesidade a direitos da criança e do adolescente, de triagem neonatal a riscos presentes na Internet para a infância e adolescência. O resultado das discussões ficam disponíveis no site da RUTE. O grupo promove também treinamentos e publica trabalhos.

PROTAGONISMO – "Protagonismo socioinformacional na saúde coletiva" foi o tema apresentado pela Profª Henriette Ferreira Gomes. Depois de fazer um histórico sobre o conceito de protagonismo, remontando à Grécia  antiga, a pesquisadora afirmou que "o protagonismo se relaciona com a vida cidadã na qual o outro e o diferente são respeitados e compreendidos como sujeitos ativos". Ao conceituar informação, asseverou que o termo deve ser entendido como "conhecimento em estado de compartilhamento".

Associando os conceitos ao tema proposto, disse que "a saúde coletiva tem no campo da ciência da informação um parceiro na geração de serviços e produtos que auxiliam na obtenção de informações para estudos e na mediação da informação em saúde, o que potencializa a tomada de posição protagonista por parte da sociedade".

ORGANIZAÇÃO – O SINFORGEDS é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Departamento de Ciências da Informação (DCI), do Centro de Humanidades e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), da Faculdade de Medicina da UFC.

A coordenação-geral do evento é do reitor da UFC, Henry Campos, e da Profª Virgínia Bentes, do DCI. A programação segue até sexta-feira (22) e os detalhes podem ser conferidos no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331