Professor da Engenharia de Alimentos é recebido na Canadian Grain Comission

Professor Zambelli e integrantes da Canadian Grain ComissionO Prof. Rafael Zambelli, do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, foi recebido, no último dia 11, na Canadian Grain Comission, agência reguladora de grãos do Canadá. Na ocasião, o docente esteve com o oficial de relações públicas da agência, John Sawicz, e com o comissário-chefe-adjunto do órgão, Doug Chorney, que o conduziram aos laboratórios de pesquisa e forneceram informações acerca do funcionamento do local e do sistema de certificação de produtores de grãos no Canadá.

O objetivo de visita, destaca o Prof. Zambelli, foi ver de perto o modelo de atuação da agência, uma vez que não há estrutura similar no Brasil. Nesse mesmo encontro, o pesquisador esteve com o coordenador da rede de laboratórios da Canadian Grain Comission, Stefan Wagener, que explicou como se dá a amostragem dos materiais recebidos dos produtores de milho, trigo, cevada e outros grãos do Canadá.

A missão científica contou ainda com visitas às universidades Manitoba, em Winnipeg; McGill, de Montreal; e Guelph, na cidade homônima. Nessas instituições, o Prof. Zambelli trocou experiências com pesquisadores das áreas de Tecnologia de Cereais e Ciências de Alimentos, bem como aventou convênios entre a UFC e universidades canadenses. "O objetivo da viagem foi justamente alinhar pesquisas em todas as instituições. Na Universidade de Manitoba pudemos visitar laboratórios, bem como já adiantar pautas em comum para firmarmos um convênio. Na visita, realizei uma apresentação da UFC para a Profª Filiz Koksel, da área de Engenharia de Alimentos e Cereais, ao pró-reitor de Pesquisa, Martin Scanlon, e à chefe do Departamento de Ciência de Alimentos, Trust Beta. A perspectiva é que desse momento resulte um convênio com as universidades de Manitoba e Guelph, contemplando o Departamento de Engenharia de Alimentos, bem como outros do Centro de Ciências Agrárias da UFC", explica o Prof. Zambelli.

Professor Zambelli na Universidade de McGillOutro momento de presença no Canadá dos estudos desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC foi a apresentação no congresso 3rd Food Structure Simposyum, realizado em Montreal, de 3 a 6 de junho. Os trabalhos apresentados foram: "Brazilian tiger nuts (Cyperus esculentus) starch: rheological, thermal and microstructural properties and application on edible coating to bread frozen dough" e "Impact of açaí powder, frozen storage, baking temperature and time on the microstructural of the frozen dough bread".

O primeiro estudo trata do uso de amido de junça, uma espécie de erva daninha muito comum na região da caatinga, e a caracterização para seu uso industrial. O segundo explora a utilização do açaí em pó em pães, analisando a variação do tempo de estocagem congelada da massa, o tempo e a temperatura de forneamento na microestrutura desse pão, e a preservação de componentes antioxidantes após o forneamento.

Fonte: Prof. Rafael Zambelli, coordenador do Laboratório de Tecnologia de Cereais da UFC – fones: 85 3366 9740 e 3366 9748