Prorrogadas até sexta-feira (29) inscrições para 384 bolsas de iniciação à docência

O Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica recebe inscrições de estudantes interessados em participar de projetos de iniciação à docência. As inscrições foram prorrogadas até sexta-feira (29). São ofertadas 384 vagas, entre bolsas remuneradas e voluntárias, distribuídas em 15 cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará, conforme quadro no Edital nº 19/2018.

Os projetos serão realizados em escolas públicas e têm o objetivo de promover atividades didático-pedagógicas, fortalecendo a relação entre teoria e prática, sob orientação de um docente de curso de licenciatura da UFC e de um professor da escola básica. Para participar, os candidatos terão que dispor de 10 horas semanais para a realização das atividades, sendo o período de duração do programa de 18 meses.

É necessário que o candidato esteja devidamente matriculado, cursando a partir da segunda metade da graduação e não estar vinculado a nenhum programa de bolsa de ensino, pesquisa e extensão. Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, o qual será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

Na seleção, estarão em análise: documentação, histórico escolar, currículo e Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), havendo também entrevista individual e avaliação da carta de motivação. Os resultados serão divulgados no site da Pró-Reitoria de Graduação, conforme calendário especificado no edital.

Residência Pedagógica: aberto edital para seleção de professores da educação básica

Fonte: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – fone: 85 3366 9796