Procurar no portal

HUWC realiza mutirão para prevenir comunidade contra o câncer de cabeça e pescoço

Imagem: O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoçoO Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho. Em alusão à causa, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realizará mutirão de atendimentos na segunda-feira (23), das 8h às 11h, no espaço das Mangueiras, no estacionamento da Faculdade de Medicina da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).

A equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário – formada por professores, médicos assistentes e residentes – vai oferecer atendimentos de triagem a fim de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço.

Além disso, os acadêmicos participantes da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço vão realizar ações de educação em saúde e atividades de conscientização e informação sobre como prevenir, diagnosticar e tratar esse tipo de câncer. As informações são do chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC, Luís Alberto Albano Ferreira.

As ações têm como público-alvo a comunidade do Campus do Porangabuçu, os moradores do entorno e pessoas que apresentem sintomas da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), os principais sinais que devem ser observados são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, nas gengivas, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço; e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, observam-se dificuldade na mastigação, deglutição e fala e sensação de que há algo preso na garganta.

ALERTA – O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente, destaca a SBCCP.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

De acordo com levantamento do Instituto do Câncer (INCA), o câncer de boca, laringe e demais regiões é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

O problema também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (com menos de 45 anos), sem a exposição a esses fatores, com tumores originados por infecção pelo papilomavírus (HPV) detectada na boca.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC/EBSERH – fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300