Campus de Quixadá tem duas das três equipes finalistas em simpósio nacional na área de IHC

Imagem: Os estudantes Jêsca Nobre, Brenno Nogueira, Edney Lourenço, Maryanna Araújo, Marcos Vitor, José Cezar e Marcos Randel com a Profª Andréia Libório (no centro, de branco) (Foto: Divulgação)O Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará é destaque em mais um evento nacional na área de interação humano-computador (IHC). Duas das três equipes finalistas da Competição de Avaliação do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, que ocorrerá em outubro, em Belém, são formadas por estudantes e professores dos cursos de Design Digital e Engenharia de Software do campus.

Os trabalhos da UFC selecionados são "Uma avaliação da experiência de uso de aplicativos de acompanhamento do ciclo menstrual", de Brenno Nogueira, Edney Lourenço, Jêsca Nobre, Maryanna Araújo e Ingrid Monteiro; e "Hidrate Spark: avaliando um sistema ubíquo para motivar a ingestão de água", José Cezar Junior de Souza Filho, Marcos Randel Brito, Antonio Raimundo Rocha Mendonça, Marcos Vitor Martins e Andréia Libório.

As professoras orientadoras são a coordenadora do Curso de Design Digital, Ingrid Monteiro, e a vice-diretora e coordenadora de programas acadêmicos do Campus de Quixadá, Andréia Libório.

A Competição de Avaliação de IHC tem caráter prático: os participantes fazem a análise de um sistema computacional e, assim, aplicam seus conhecimentos teóricos relacionados a metodologias de avaliação de IHC.

Neste ano, a competição aborda o uso de tecnologia na área de saúde, com projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, à educação médica e ao acesso à informação na área farmacêutica, nutricional, entre outras.

Em outubro, as equipes finalistas farão curta apresentação oral e responderão a perguntas dos avaliadores. Cada equipe finalista receberá um certificado de reconhecimento e a vencedora ganhará prêmio a ser definido pelo evento.

O CAMPUS – O Campus da UFC em Quixadá é vocacionado para a área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), atendendo às demandas de formação e estímulo à pesquisa científica e tecnológica na área. Nos últimos anos, alunos dos seis cursos de graduação do campus têm se destacado em competições nacionais e internacionais de TIC, como a Uber Hack, a Olimpíada Internacional de Lógica, entre outras.

Fonte: Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3412 0919