Colégio traz nesta quinta-feira (30) Fausto Nilo e José Soares para discutir mobilidade urbana

Imagem: O painel abordará os desafios urbanísticos para reequilibrar os componentes da forma urbana com vistas à cidade próspera, acessível e justa (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará realizará, na quinta-feira (30), o terceiro Painel Interdisciplinar de 2018, que terá como tema "Desafios das cidades – mobilidade urbana e redes complexas". O evento ocorrerá no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), das 16h às 18h30min, e terá como conferencistas convidados o arquiteto e urbanista, poeta e compositor Fausto Nilo e o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares Andrade Júnior.

Para participar do painel, que é aberto a toda a comunidade acadêmica e aos demais interessados na temática, é necessário realizar inscrição por meio de formulário eletrônico. A participação é gratuita.

De acordo com a organização do evento, "o painel apresentará conteúdos sobre os desafios urbanísticos para reequilibrar os componentes da forma urbana com vistas à cidade próspera, acessível e justa, com análise do caso de Fortaleza, seus bloqueios e oportunidades". Haverá ainda uma breve introdução à física de sistemas complexos, com ênfase na topologia e dinâmica de redes complexas, incluindo aplicações em mobilidade urbana, eficiência de cidades, sociologia e política.

Imagem: O evento é uma realização do Colégio de Estudos Avançados da UFC SOBRE OS CONFERENCISTAS – Fausto Nilo possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFC (1970). É sócio-presidente da empresa Fausto Nilo Arquitetura S/S, onde desenvolve planos de edificações, complexos de uso público, equipamentos turísticos e projetos de urbanismo. Foi coautor, com o arquiteto Delberg Ponce de León, de obras de edificação, como a reforma e adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a nova Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a reforma do Hotel Oásis Atlântico.

José Soares é professor titular do Departamento de Física da UFC, membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Física e bolsista de pesquisa do CNPq nível 1A. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações podem ser acessadas no site do CEA e em sua página no Facebook.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.