Parceria entre UFC e Univ. de Bordeaux traz palestras sobre coletores estatísticos

Imagem: O evento faz parte das iniciativas que visam à internacionalização da UFC (Foto: CCSMI/UFC)O Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade de Bordeaux (França), realizará, nesta terça (28) e quarta-feira (29), uma série de palestras sobre geometria e otimização de coletores estatísticos. Voltado para professores e estudantes da UFC e de outras instituições de Fortaleza com interesse nos temas, o evento será gratuito e não exige inscrição para participação.

As palestras ocorrerão no auditório do DETI, no bloco 725, e no auditório do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), no bloco 723, ambos no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e serão ministradas em inglês, sem tradução simultânea.

Elas ocorrem no contexto do projeto de colaboração internacional intitulado Geometry and Optimization on Statistical Manifolds: Applications in Signal and Image Processing (GROSS), que é uma parceria entre as duas universidades e tem financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França.

De acordo com o coordenador do evento, Charles Casimiro Cavalcante, que faz parte do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), ligado ao DETI, as palestras "têm grande potencial de aplicação em diversas áreas, como aprendizado de máquinas, otimização, finanças, modelagem estatística, entre outras. O objetivo é a divulgação dos resultados até o momento e a prospecção de novas abordagens e aplicações no contexto da temática do projeto", explica.

Imagem: Palestra da Profª Fátima de Medeiros abre o evento Na terça-feira (28), às 10h, a palestra "Statistical SAR image processing for remote sensing of environment" será ministrada pela Profª Fátima de Medeiros, da UFC, no auditório do LESC. Às 14h, o Prof. Lionel Bombrun, da Universidade de Bordeaux, trará a palestra "Fisher vector coding for covariance matrix descriptors based on the log-euclidean and affine invariant riemannian metrics", no auditório do DETI.

Já na quarta-feira (29), às 10h, o Prof. Charles Casimiro Cavalcante trará o tema "Information geometry and applications in financial markets" e, às 14h, o Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, também da UFC, virá com a palestra "An overview of variational problems in geometric analysis". Ambas as palestras ocorrerão no auditório do LESC.