Reitor recebe assessor do MEC para discutir estratégias de cooperação internacional

Imagem: Três homens sentados em sofás conversandoO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu, na tarde desta segunda-feira (27), o assessor técnico internacional do Ministério da Educação (MEC), Vincent Nedelec, para discutir estratégias de cooperação universitária internacional com a França. O encontro teve o objetivo de reforçar os programas já existentes no âmbito da UFC com o país europeu e também pensar em ações para que a Universidade possa tirar melhor proveito do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT).

A UFC foi uma das 25 instituições de ensino superior selecionadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para participar do PRINT. Como a França é um dos parceiros da UFC dentro do programa, o representante do MEC veio à Universidade para discutir oportunidades do PRINT.

"A França é um dos grandes parceiros da UFC. O nosso objetivo é que todas as iniciativas de cooperação que existem sejam feitas de forma integrada para que possam beneficiar melhor todos os segmentos da Universidade", destacou Nedelec.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Henry Campos, Prof. Soares e Vincent Nedelec em pé no gabinete da ReitoriaUma das formas de fomento definidas pelo PRINT é a destinação de bolsas para doutorado, pós-doutorado e professor visitante. O número de bolsas, entretanto, dependerá do valor do financiamento, a ser informado pela CAPES. Para o reitor Henry Campos, é importante que, após a divulgação desses valores, os coordenadores de projetos relacionados com a França se reúnam a fim de "traçar planos para maximizar o benefício desses recursos".

Na ocasião, o assessor do MEC apresentou ao reitor e ao pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares de Andrade Júnior, propostas de ações de cooperação complementares, como a realização de Escolas de Verão, nas quais alunos da UFC passariam um mês na França estudando um tema específico e assistindo a aulas de cultura francesa, além de ações de reciprocidade de cotutela para que a UFC envie estudantes e professores para a França e também possa receber docentes e discentes franceses.

Outra sugestão apresentada pelo assessor do MEC para fortalecer a cooperação da UFC com a França foi a adesão da Universidade à Agência Universitária da Francofonia (AUF), associação internacional que reúne instituições de ensino superior e de pesquisas científicas que desenvolvem ações utilizando o idioma francês. Atualmente, a Agência reúne mais de 880 universidades e centros de pesquisas em 111 países.

PRINT – O Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) tem o objetivo de incentivar a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no Brasil. Na semana passada, a CAPES divulgou a lista das 25 instituições selecionadas para participar do programa. Os projetos escolhidos, com prazo de duração de até quatro anos, deverão começar em novembro. A partir do próximo ano, a CAPES investirá anualmente no programa R$ 300 milhões.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331