Semana Branca, de atenção à saúde bucal, movimenta a CDFAM no Campus do Pici

Imagem: Idoso é atendido por dentistaCom acolhimento do público animado por samba e ciranda, a Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará, realizou na manhã desta quarta-feira (26) diversas ações alusivas à Semana Branca, de atenção à saúde bucal.

O atendimento foi feito a participantes dos projetos Saúde e Movimento e Idoso Ativo, ambos vinculados ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC, e a outras pessoas da comunidade no entorno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Na abertura da programação, a coordenadora da CDFAM, Profª Walda Viana Brígido de Moura, falou sobre a saúde bucal como fator importante para a saúde geral da pessoa. Dentro da visão ampliada do que é ser saudável, ela explicou que a ação desta quarta-feira da Semana Branca naquela unidade teria atendimentos em outras áreas que não só a da Odontologia. Para isso, contaria com a colaboração de professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UFC, além da equipe de dentistas, médicos, enfermeiros e assistentes da CDFAM.

Veja outras imagens da ação no Flickr da UFC

Imagem: Em roda de conversa, alunos e professores deram orientações e trocaram ideias com o público sobre assuntos como fatores de risco e prevenção de doenças (Foto: Ribamar Neto/UFC)Em uma descontraída e interativa roda de conversa, alunos e professores deram orientações e trocaram ideias com o público sobre assuntos como fatores de risco e prevenção de diabetes, acidente vascular cerebral, cânceres de colo de útero e de mama, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros.

Em seguida, o público foi encaminhado para diversos grupos de professores e alunos responsáveis por exames de prevenção de câncer de boca e outros problemas ligados a dentes e gengiva, atendimento de higiene bucal e exame clínico com aferição de pressão arterial e peso. Quem foi atendido recebeu kits com escova, creme e fio dental. E ao final, houve distribuição de lanches.

FORMAÇÃO – Para a aluna do quarto semestre de Odontologia Victória Oliveira, participar das atividades da Semana Branca, em contato direto com a população e os mais diversos casos, tem sido uma oportunidade de crescimento ímpar em sua formação. "A gente aprende a conviver com o paciente não apenas como profissional, mas como ser humano. Vemos que não é só cuidar de uma boca. Ali tem uma pessoa com toda uma história por trás", disse.

A aposentada Maria Joseni Fernandes Dantas, 74 anos, do projeto Idoso Ativo, demonstrou estar muito satisfeita com a programação: "Tudo o que acontece para melhorar nossa saúde é muito bom". Outro bem contente com as atividades era Francisco Martins de Oliveira, 80 anos, do mesmo projeto: "Moro aqui bem pertinho e estou adorando".

Imagem: A aposentada Maria Joseni Fernandes Dantas: "Tudo o que acontece para melhorar nossa saúde é muito bom" (Foto: Ribamar Neto/UFC)Nas atividades desta quarta-feira, na CDFAM, a Profª Andrea Aguiar, do Curso de Odontologia da UFC, representou a pró-reitora de Extensão, Márcia Machado. A direção da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) foi representada pela vice-diretora, Profª Karina Bezerra.

SAÚDE BUCAL – A Semana Branca é um projeto baseado na Lei Municipal nº 10.666/2018 e tem por objetivo promover a saúde bucal da população de Fortaleza, propondo-se a realizar ações nessa área. A UFC, por ter curso e serviços de Odontologia, foi convidada a participar da programação da semana, aberta no último dia 22 com ação na Praça do Ferreira. O encerramento ocorrerá no dia 28, com solenidade na Academia Cearense de Odontologia, na Praia de Iracema.

Fonte: Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) – fone: 85 3366 9372