PAAP entrega I Prêmio INOVPED a docentes com práticas pedagógicas inovadoras

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará promoveu, na última sexta-feira (16), a primeira edição do Prêmio de Inovação Pedagógica (INOVPED) – Prof. Lauro de Oliveira Lima. A solenidade de premiação ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da UFC, no dia do aniversário de 68 anos de criação da Universidade (ocorrida em 16 de dezembro de 1954), com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento marcou o encerramento das atividades deste ano do PAAP, condecorando com medalhas e certificados os melhores trabalhos do XIV Encontro de Docência no Ensino Superior dos Encontros Universitários 2022 da UFC.

Imagem: Foto da Professora Carolina Morais, da Casa de Cultura Britânica da UFC, recebendo da coordenadora do PAAP, Mazzé Santos, o primeiro lugar do Prêmio INOVPED.

Em sua fala, a coordenadora do PAAP, Profª Mazzé Santos, agradeceu o apoio da administração superior e as parcerias do programa com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Gestão de Pessoas (PROGEP). “O PAAP sente-se muito feliz e honrado de poder cuidar da formação continuada dos professores. O evento reflete a inovação pedagógica, o tempo de docência e o que os professores estão fazendo de inovador para que os nossos estudantes, cada vez mais, saiam daqui excelentes profissionais”, pontuou a coordenadora.

Confira vídeo com a coordenadora do PAAP, Profª Mazzé Santos, que fez uma avaliação geral do I Prêmio INOVPED – Prof. Lauro de Oliveira Lima.

A Profª Dijane Victor, do Instituto de Cultura e Arte, parabenizou os professores que receberam o Prêmio INOVPED, ressaltando a importância da formação continuada para os docentes. “Nós nunca podemos nos considerar preparados para a sala de aula, porque temos turmas, realidades, experiências, alunos e vivências diferentes. O PAAP dá essa oportunidade de a gente ter a formação continuada, da Universidade continuar preparando o professor, não importa quantos anos tenhamos aqui dentro. Enquanto eu estiver formando, eu preciso também me formar, enquanto eu estiver ensinando, eu preciso aprender”, declarou.

A Profª Carolina Morais, da Casa de Cultura Britânica, obteve o primeiro lugar do Prêmio INOVPED e falou sobre o trabalho dela com vocabulário, pronúncia e gramática nas aulas de inglês.

O Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Contabilidade, premiado com o terceiro lugar, enfocou a personalização do estudo e as particularidades de cada turma na disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária.

O Prof. Isidro Pereira, do Departamento de Administração, contemplado com o quarto lugar do Prêmio INOVPED, produziu contos, cordéis e poemas com os alunos para desmistificar as fórmulas e os números no estudo das finanças.

A seguir, confira a relação dos professores da UFC contemplados no I Prêmio INOVPED – Prof. Lauro de Oliveira Lima:

1º lugar – Profª Carolina Morais Ribeiro da Silva, da Casa de Cultura Britânica, com o projeto “A sala de aula invertida nas aulas de línguas: o inglês de ponta-cabeça na Universidade”;

2º lugar – Profª Lília Maria Carneiro Câmara, da Faculdade de Medicina (FAMED), com o projeto “Capacitação em aprendizagem baseada em problemas: experiência junto aos docentes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará”;

3º lugar – Prof. Paulo Rogério Marques de Carvalho, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), com o projeto “Acordo pedagógico e a busca de um planejamento personalizado às dimensões cognitivas e afetivas de uma turma”.

4º lugar – Prof. Francisco Isidro Pereira, da FEAAC, com o projeto “Evidências de felicidade na aprendizagem dos discentes nas aulas de Análise de Investimentos”.

No fim da cerimônia, houve apresentação artística do Quarteto Hotaru, grupo integrante da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza, projeto de extensão do Curso de Música. O quarteto executou repertório com obras de música erudita, trilhas de filmes e peças natalinas. O evento contou com a participação do pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Almir Bittencourt, e do pró-reitor-adjunto de Extensão e coordenador da Agência de Estágios da UFC, Prof. Rogério Mâsih.

Fonte: Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da UFC – fone: (85) 3366 9218