Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Ciências Marinhas Tropicais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) da Universidade Federal do Ceará inscreve, até 4 de outubro, para o processo de seleção do mestrado e doutorado, turma de 2018.1. São ofertadas 15 vagas para o mestrado e 12 vagas para o doutorado. As linhas de pesquisa são Manejo de Ecossistemas para a Produção Biológica, Prospecção de Recursos Marinhos e Análise de Impactos Ambientais da Região Oceânica e Costeira.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), aba Processos Seletivos – stricto sensu, além de entregar a documentação exigida no edital.

A seleção para o doutorado constará de três etapas: prova de interpretação científica de texto em língua inglesa, de caráter eliminatório; apresentação e defesa do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório; e análise de currículo, de caráter classificatório.

Já a seleção para o mestrado será feita em quatro etapas: prova de conhecimentos específicos em ciências marinhas tropicais, de caráter eliminatório; apresentação e defesa do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório; prova de língua inglesa, de caráter eliminatório; e análise de currículo, de caráter classificatório.

Todos os detalhes do processo podem ser vistos no edital, também disponível no SIGAA.

O Labomar/UFC vem realizando pesquisas no mar desde 1960, ano de sua criação, sendo uma das unidades de ensino e pesquisa em ciências do mar mais antigas do País.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais conta com 21 professores permanentes, 6 professores colaboradores e 1 professor visitante estrangeiro, além de mais de 90 discentes. O reconhecimento da qualidade do trabalho realizado se confirma por mais de 11 mil citações na base Scopus,referentes às publicações dos docentes do PPGCMT entre 1996 e 2016, o que confere um fator H 48 ao programa.

Na última avaliação realizada pela Capes, o PPGCMT foi o quinto da área de ciências ambientais em número total de publicações no extrato Qualis A.

Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC – fone: 85 3366 7014

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo