PROFSOCIO: Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional inscreve até 17 de novembro

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) está com inscrições abertas, até 17 de novembro, para a turma 2024.1. Das 217 vagas oferecidas em todo o Brasil, 17 serão para Fortaleza, por meio da Universidade Federal do Ceará.

O PROFSOCIO é um curso presencial e gratuito, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), conduzindo ao título de mestre em Sociologia.

Destinado a docentes da educação básica que lecionaram em 2023.2 disciplinas da área de ciências humanas e sociais aplicadas em escolas públicas e privadas, o curso tem duração de dois anos. O programa possui três linhas de pesquisa: Educação, Escola e Sociedade; Juventude e Questões Contemporâneas; e Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

As inscrições para a seleção serão realizadas exclusivamente pela Internet, por meio do preenchimento de formulário disponível no endereço eletrônico do PROFSOCIO. No ato do preenchimento do formulário, o candidato deverá informar em qual das 15 sedes associadas ao programa irá cursar, caso seja aprovado. A seleção também será realizada de forma totalmente on-line. Será composta por duas etapas: análise de carta de intenções e defesa on-line da carta de intenções.

O objetivo do PROFSOCIO é propiciar um espaço de formação continuada para professores em exercício, efetivos ou temporários, da rede pública da educação básica, que ministram o componente curricular de sociologia ou outros componentes da área de ciências humanas e sociais aplicadas, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e pesquisa acerca das ciências sociais e educação.

Mais informações sobre documentação necessária, prazos e detalhes sobre a seleção podem ser conferidas no Edital nº 04/2023. Dúvidas podem ser encaminhadas para as páginas do programa no Instagram (@profsocio.nacional) e no Facebook.

Fonte: Secretaria do Curso de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) na UFC – fone: (85) 3366 7933