Pós-Graduação em Engenharia de Transportes inscreve para mestrado e doutorado até 31/10

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) da Universidade Federal do Ceará recebe, até 31 de outubro, as inscrições para o processo seletivo das turmas 2024.1 de seu mestrado e doutorado. São ofertadas 24 vagas para o curso de mestrado e 10 vagas para o curso de doutorado. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), acessando a aba “Processos seletivos stricto sensu”.

De acordo com o Edital nº 04/2023, as vagas estão distribuídas da seguinte forma: no curso de mestrado são ofertadas 12 vagas para a área de concentração Infraestrutura de Transportes e 12 para a área de concentração Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes. As linhas de pesquisa estão detalhadas no item 4 do edital.

Para o doutorado, conforme o Edital nº 5, são oferecidas 10 vagas, 6 delas para a área de concentração Infraestrutura de Transportes e 4 para a área de concentração Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes. As linhas de pesquisa estão relacionadas no tópico 3 do edital.

Podem participar do processo seletivo engenheiros civis, arquitetos e graduados em áreas afins, além de graduandos desses cursos com previsão de conclusão no semestre 2023.2.

A seleção dos candidatos obedecerá às seguintes etapas: para o mestrado, análise e arguição oral da proposta preliminar de pesquisa; e, para o doutorado, análise e defesa do anteprojeto de tese de doutorado. Para ambos os cursos, haverá avaliação da documentação dos candidatos.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do programa em 8 de dezembro.

Outras informações sobre a mencionada seleção para o doutorado e mestrado podem ser acessadas no site do PETRAN.

Fonte: Prof. Heber Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) – fone: (85) 3366 9488, ramal 230