Mestrado e doutorado profissionais em Saúde da Família têm inscrições até 30 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família informa que foi prorrogado, até 30 de novembro, o prazo para inscrições para a seleção de seus cursos de mestrado e doutorado profissionais. O Programa é associado à Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF), da qual a Universidade Federal do Ceará é integrante. Por meio da Rede, a UFC ofertará 20 vagas para o mestrado e 14 para o doutorado.

Os candidatos do Programa Mais Médicos contam com a metade das vagas de mestrado e de doutorado. A outra metade é distribuída entre docentes da Universidade e profissionais de saúde que ocupam cargo ou função na Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Atenção Primária à Saúde (APS).

Só podem concorrer profissionais graduados em curso superior na área da saúde, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As categorias profissionais de nível superior que possuem área de atuação diretamente relacionada com o sistema de saúde e com a efetivação do direito à saúde pelo Estado brasileiro são: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Podem concorrer ainda profissionais graduados em Saúde Coletiva.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher ficha de inscrição disponível na aba “Processos seletivos” do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), buscando na lista a chamada pública relacionada ao nível ao qual o interessado busca se candidatar. No mesmo link estão disponíveis os editais de ambos os cursos. Ao preencher a ficha, o candidato deverá enviar toda a documentação exigida nos referidos editais.

Tanto o mestrado como o doutorado oferecem duas linhas de pesquisa: Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde da Família e Educação na Saúde e Promoção da Saúde. O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família busca formar pesquisadores, nos níveis de mestrado e doutorado, com competência técnico-científica, crítica e reflexiva para atuar na pesquisa, docência, gestão e assistência no âmbito da Atenção Primária à aúde.

Mais informações podem ser acessadas nos editais de cada seleção, disponíveis no SIGAA.

O PROGRAMA – Além da UFC, a RENASF reúne outras 10 instituições: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Ceará), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Fonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.