Procurar no portal

NUTEDS lança edital para pré-matrícula em curso de especialização para profissionais do Programa Mais Médicos

Profissionais do Programa Mais Médicos (PMM) já podem fazer pré-matrícula no Curso de Especialização em Medicina de Família e Comunidade (MFC), promovido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, coordenado pelo Prof. Luiz Roberto de Oliveira. A convocatória foi feita via edital.

O curso, ofertado pelo NUTEDS, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) do Ministério da Saúde (MS), é totalmente gratuito e exclusivo para médicos do PMM. As inscrições são on-line, via formulário eletrônico, e vão até o dia 25 de dezembro de 2023. Os interessados deverão enviar o Termo de Compromisso (listado no Anexo B do edital) preenchido e assinado.  

No total, são 2.000 vagas, e o início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2024. O curso será realizado na modalidade de educação on-line, com alguns momentos síncronos. 

O objetivo é capacitar especialistas com habilidades e competências na área de Medicina da Família e Comunidade, entre elas princípios da atenção primária, das abordagens individual, familiar e comunitária, raciocínio clínico e gestão do processo de trabalho. A metodologia da formação prevê a inserção dos médicos participantes nos cenários de prática profissional vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os candidatos devem ser profissionais do PMM atuantes nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, listados no Anexo A do edital. O deferimento da pré-matrícula somente será efetuado se for verificado, pela Comissão de Homologação da Pós-Graduação, que o candidato consta na listagem do referido anexo. 

Os cursistas serão acompanhados por um tutor on-line e participarão de avaliações periódicas. Ao final, deverão apresentar um trabalho de conclusão do curso (TCC). A informação sobre o deferimento será divulgada no site do NUTEDS

É imprescindível que o interessado leia atentamente o edital e observe o período de inscrição on-line e o cronograma com as etapas da convocação.

Cronograma  
- Período de inscrição on-line: 20 a 25 de dezembro de 2023 
- Previsão de aula inaugural on-line do curso: 27 de dezembro de 2023 
- Previsão de início das atividades do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): 15 de janeiro de 2024 

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) – fone: (85) 3366 8055

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300