EducationUSA inscreve para bolsas integrais de mestrado e doutorado nos Estados Unidos até 16 de fevereiro

O Escritório do EducationUSA na Universidade Federal do Ceará (UFC) divulga a abertura do edital do Programa Oportunidades Acadêmicas Mestrado e Doutorado, iniciativa destinada a estudantes brasileiros que desejam cursar pós-graduação stricto sensu em universidades dos Estados Unidos com bolsas integrais. As inscrições vão até 16 de fevereiro e realizadas somente por meio de formulário eletrônico.

Conforme o edital, o início do curso de mestrado ou doutorado, exclusivamente na modalidade presencial, será no primeiro semestre acadêmico de 2025. Com forte compromisso com valores de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade, o programa encoraja a inscrição e participação de estudantes afrodescendentes e indígenas brasileiros.

Os estudantes interessados devem apresentar "excelente desempenho acadêmico que, ao longo de seus estudos, tenham procurado enriquecer sua formação com atividades extracurriculares que não somente os beneficiem em sua trajetória profissional, mas também como cidadãos ativos em suas comunidades", explica o edital.

Candidatos ao mestrado precisam ter concluído a graduação até dezembro de 2023, enquanto os interessados no doutorado devem, preferencialmente, ter concluído o mestrado até março de 2024. Além disso, possuir nível de proficiência em inglês B1 ou B2, com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CFRL).

Entre os benefícios do programa estão a cobertura dos custos com visto de estudante, incluindo deslocamentos necessários para entrevista no Consulado ou Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; passagem aérea até a cidade em que a universidade estiver localizada nos Estados Unidos; taxa única de auxílio instalação para apoio nas despesas iniciais da chegada aos EUA.

Mais informações estão disponíveis no edital do programa.

EDUCATIONUSA – O EducationUSA é o canal oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos. Possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação e é afiliado à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado Norte-Americano. No Brasil, o EducationUSA tem mais de 40 escritórios em instituições parceiras, como a UFC.