Hackathon premia estudantes de graduação da UFC por propostas de inovação tecnológica no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
- Terça, 15 Abril 2025 12:19
- Escrito por UFC Informa
Ocorreu na última quinta-feira (10), o Demoday, a última fase do hackathon, uma competição colaborativa de inovação tecnológica, realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A primeira edição da competição contou com a participação de 60 estudantes de graduação de diversos cursos e teve como objetivo propor o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo para solucionar desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral cearense. Ao fim do evento, três equipes foram agraciadas com uma bolsa de estágio na instituição eleitoral.
Nessa edição inaugural, as 11 equipes finalistas foram designadas para propor soluções para os seguintes desafios, todos problemas vivenciados pelo TRE-CE:
Desafio 1: como realizar a modelagem dos fluxos de processos de trabalho da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, incluindo checklists de documentos e responsabilidades das unidades envolvidos na tramitação de processos, de forma a ampliar a celeridade, a comunicação, a segurança jurídica e a qualidade dos serviços prestados tanto para os gestores do setor, como para os usuários dos serviços?
Desafio 2: como incrementar a automação de rotinas e processos de trabalho que, atualmente, são realizados de forma manual na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP-TRE-CE)?
Desafio 3: como levantar e estruturar um conjunto de dados relativos às entregas quantificáveis realizadas por colaboradores do TRE-CE, de forma a possibilitar a construção de indicadores de entregas e a realização de estudo futuro de dimensionamento de força de trabalho?
A avaliação das propostas foi feita pela banca de jurados, com base em três critérios: funcionalidade, aplicabilidade e pitch. A banca contou com a participação de três autoridades do TRE-CE: Ingrid Eduardo Macedo Barboza, secretária de Gestão de Pessoas (SGP/TRE-CE); Leandro da Silva Taddeo, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI/TRE-CE); e Sérgio Augusto, juiz de Direito e Laboratorista do LIODS.
O evento contou com ações de capacitação dos graduandos da UFC e mentorias on-line para possibilitar às equipes participantes as orientações necessárias para a construção das propostas de inovação aos desafios apresentados pelo TRE-CE. Para cada desafio atribuído pelo Tribunal, foi indicada uma equipe destaque para receber a premiação. Confira as equipes premiadas a seguir:
Desafio 1: Projeto Fluxo Criativo, com equipe composta pelos estudantes Jaime Teixeira de Araújo Júnior (Administração-FEAAC), Andresa Cunha Maciel (Administração-FEAAC) e Sabrina dos Santos Dias (Design Digital-Campus de Quixadá).
Desafio 2: Projeto Trevo, equipe composta pelos estudantes Gleice de Souza Braz (Design-Moda-ICA), Ludmila Silva de Sousa (Design-Moda-ICA), Juliana Sousa Teixeira (Engenharia Ambiental e Sanitária-CT) e Matheus de Almeida Esteban (Engenharia de Telecomunicações-CT).
Desafio 3: Projeto TRE Visus, sendo composta pelos estudantes Iasmyn Ingrid Angelino (Design-IAUD), Luiz Eduardo Barbosa Gomes Farias (Ciências Econômicas-FEAAC) e Pâmela Pereira do Nascimento (Ciências Econômicas-FEAAC).
Tendo em vista o alto nível das propostas apresentadas pelos estudantes da UFC ao Tribunal, os jurados reconheceram dois outros projetos por suas contribuições, concedendo uma menção honrosa e bolsa de estágio às seguintes equipes:
Equipe Sage – Sistema de Gestão e Acompanhamento de Entregas: composta pelos estudantes Marcus Vinicius Alves Nogueira (Eng. Computação-Campus de Quixadá), Cecília Mourão Carvalhedo Mesquita (Eng. Computação-Campus de Quixadá), Felipe Oliveira Nogueira (Eng. Software-Campus de Quixadá) e Maurício Miranda Carneiro (Ciências da Computação-Campus de Quixadá).
Equipe Orquestra – Do Manual ao Automático em Segundos: composta pelos estudantes Rafael Capelo Domingues, Gabriel Vasconcelos Fruet, Mateus Pereira Santos e Victor Pinheiro Matias. Todos do curso de Engenharia da Computação da UFC.
A cerimônia contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato, e do pró-reitor-adjunto da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), professor Rodrigo Rêgo. O projeto engloba um acordo de cooperação firmado em 2024 entre o TRE/CE e a Universidade, sendo articulado pela PROINTER, por meio da Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação (COEMP) e do Parque Tecnológico da UFC, com apoio do Centro de Empreendedorismo (CEMP).
A estudante Gleice Braz, do curso de Design-Moda da UFC e premiada na competição, destaca que a experiência de integrar uma ação como essa foi enriquecedora. “Gosto de sair um pouco da minha caixinha e de inovar. O design é isso, ele serve para resolver problemas.” A fala da estudante explicita a missão do Tribunal em ampliar a inovação no serviço público e reforçar o papel da Universidade na geração colaborativa de soluções em benefício da sociedade cearense.
Fontes: Abraão Freires Saraiva Júnior, diretor-presidente do Parque Tecnológico da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Maria da Conceição Ferreira de Oliveira, coordenadora da Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.