Reitoria recebe prefeito de Fortaleza, José Sarto, para visita institucional; encontro pautou projetos estruturantes em saúde, educação, urbanismo e cultura
- Quinta, 20 Junho 2024 14:00
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, e a vice-reitora, Profᵃ Diana Azevedo, recepcionaram, na tarde da quarta-feira (19), o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, no Salão Dourado e no Gabinete da Reitoria. Na ocasião, os gestores trataram de assuntos de interesse comum e discutiram parcerias em projetos estruturantes da UFC que possuem interface com o poder público municipal, especialmente nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura e cultura. Foi a primeira visita de José Sarto à UFC no atual reitorado, iniciado em agosto de 2023.
Após um preâmbulo breve sobre os últimos temas de aproximação UFC-Prefeitura, a Reitoria convidou o Prof. Newton Becker, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, para apresentar ao prefeito e sua equipe a maquete da primeira etapa do Corredor Cultural Criativo Benfica-Praia de Iracema. Esse trecho inicial compreende as cercanias da Reitoria e do Centro de Humanidades (áreas I, II e III), em um quadrante delimitado pelas seguintes vias: rua Juvenal Galeno (norte), rua Paulino Nogueira (sul), rua Marechal Deodoro (leste) e av. Carapinima (oeste).
O conceito do projeto tem a intenção multi-institucional de beneficiar a cidade através do fomento à cultura criativa e já foi até tema de exposição multimídia no Museu de Arte da UFC (MAUC). “Temos avançado em discussões que visam integrar, através de adaptações na mobilidade e de ativações por eventos e programações, a maior densidade de equipamentos de arte e cultura de Fortaleza”, assinalou Newton.
Segundo ele, o Corredor tem sido avaliado entre técnicos da Universidade e diversas instâncias de gestão e planejamento municipais para equacionar um projeto mais efetivo de convivência entre os modais, com prioridade para pedestres, ciclistas e usuários de transporte público. “Ele propõe um novo modelo de suporte ao transporte cicloviário e pedonal por caminhos mais confortáveis, sombreados, seguros, adaptados às normativas e inclusivos ao movimento das pessoas em velocidade mais amigável à convivência”, enumerou o Prof. Newton, destacando que a configuração anterior (Benfica-Estação das Artes) foi expandida, com o início da instalação do Campus Iracema, para a conexão entre dois polos culturais reconhecidos e já usufruídos pelos fortalezenses, o Benfica e a Praia de Iracema.
Prosseguindo com o diálogo iniciado quando da visita do reitor Custódio Almeida ao Paço Municipal (dezembro de 2023) e da vinda do secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, à Reitoria (janeiro de 2024), tratou-se do parque linear urbano da rua Pernambuco, a ser construído na rua homônima localizada nos limites do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, com uma ligeira entrada no terreno pertencente à UFC. O corredor verde faz parte das ações discutidas e aprovadas pelo poder público e pela comunidade e integra o plano de infraestrutura da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Pici/Parque Universitário, delimitada pelo Plano Diretor de Fortaleza.
Também foi assunto da reunião a aprovação da poligonal responsável por regularizar a área do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabuçu, tema que precisará passar ainda pela Câmara Municipal de Fortaleza. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, “os distritos de inovação são áreas previstas no Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade de Fortaleza 2040 para serem implantadas na Capital de acordo com a vocação empreendedora de áreas da cidade”.
A existência de um campus universitário da UFC inteiramente dedicado à área da saúde (com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão), em paralelo à presença de diversos hospitais e equipamentos públicos de saúde – a exemplo do Instituto do Câncer do Ceará e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) –, faz com que o bairro Rodolfo Teófilo, no entorno da Lagoa de Porangabuçu, seja naturalmente vocacionado a abrigar toda uma cadeia produtiva em saúde que favorece melhorias em inovação, qualidade de vida, empregabilidade e mobilidade urbana.
O reitor agradeceu ao prefeito pela visita e reconheceu que, sem o apoio da Prefeitura, a Universidade não tem como prosseguir com seus projetos estruturantes. “O leque de possibilidades é grande. Já temos parcerias estabelecidas como o CDFAM e um posto de saúde da Prefeitura no Pici, uma escola em planejamento. Tem corredor cultural, distrito de saúde, parque linear... então, nossa parceria com a Prefeitura é necessária, importante, e é muito bom saber que o prefeito também concorda com isso. Esse encontro foi muito auspicioso, pensando no futuro da nossa cidade”, definiu Custódio.
José Sarto disse ter vindo à Reitoria não só com a missão de saudar a posse do reitor e da vice-reitora, mas também de estreitar laços e atualizar projetos, em uma “interlocução fluida” entre as duas partes. “Foi necessário para que a gente possa acelerar o processo de realização dessas obras no município, que vêm para melhorar a infraestrutura da região. Então, para mim é um privilégio e vamos tocar os projetos para frente, porque Fortaleza está esperando isso. A cidade espera que a gente se una para torná-la, cada vez mais, uma Fortaleza boa para todos e todas”, destacou o prefeito, acrescentando que os arredores do Campus do Pici precisam de uma intervenção do poder municipal em conjunto com a academia, com a finalidade de requalificar a área.
Foram tratados pontualmente outros projetos como a integração da Universidade com o novo equipamento da Rede CUCA no bairro Planalto Pici, a atuação da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar da UFC (CDFAM) na rede municipal de saúde e a instalação de uma escola municipal de tempo integral e de uma farmácia-polo no Campus do Pici.
Já a área ambiental, que recentemente recebeu o reforço da criação de uma secretaria institucional na UFC, contou com avanços importantes fruto de parceria com a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA): a instalação (já concluída) de duas estações do Programa Bicicletar e a implantação (em curso) de um Ecoponto da Prefeitura, ambos no Campus do Pici.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.