Reitoria recebe representante da Universidade Autônoma de Madrid em visita institucional; acordo está em elaboração

Na tarde da última segunda-feira (26), o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo receberam, no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Profª Isabel Alonso Belmonte, vice-reitora de Estudos de Pós-Graduação e Formação Contínua da Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha. A visita institucional da representante ocorreu no âmbito do programa Pró-Humanidades, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Imagem: Da esquerda para a direita: Profª Regina Célia (PRPPG), Prof. Custódio Almeida (reitor), Profª Isabel Belmonte (UAM-Madrid), Profª Diana Azevedo (vice-reitora) e Prof. Cícero Miranda (CH)

Na ocasião, os dirigentes trataram das possibilidades de ampliação da cooperação, hoje pontual, entre a UFC e a UAM-Madrid. A ideia é que constem no acordo bilateral a ser elaborado novos elementos, como oportunidade de dupla diplomação (cotutela) em programas de pós-graduação, parcerias entre pesquisadores e grupos de pesquisas das duas instituições e ações de fomento ao intercâmbio estudantil.

Após a reunião na Reitoria, a Profª Isabel Belmonte participou da inauguração do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (LAPPELE), na área 1 do CH. O Laboratório investiga problemáticas e abordagens relativas ao ensino e à aprendizagem de idiomas estrangeiros, atuando na elaboração de material didático e de políticas públicas na área.

Imagem: De pé, na sede do LAPPELE, estão a visitante espanhola, o reitor e a vice-reitora, ladeados por pró-reitores, pró-reitores-adjuntos, diretores de unidades acadêmicas e servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes do CH

Segundo Isabel Belmonte, há várias semelhanças entre UFC e UAM-Madrid: ambas são “universidades jovens [enquanto a UFC completa 70 anos em 2024, a instituição espanhola tem 56], internacionalizadas e inovadoras”, presentes nos rankings de excelência acadêmica e fortemente preocupadas com seu entorno social.

De acordo com o Prof. Custódio Almeida, iniciada a aproximação, os próximos passos serão atualizar e ampliar a colaboração já existente. “Firmando um acordo mais específico, podemos amparar a colaboração de pesquisadores e estudantes, com benefícios para as duas instituições”, afirmou o reitor.

Imagem: Reitor Custódio Almeida discursa na solenidade de inauguração do LAPPELE

Além dos professores Custódio Almeida e Diana Azevedo, também participaram da agenda no Gabinete a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Regina Célia de Paula, o diretor do Centro de Humanidades Cícero Miranda e assessores da Reitoria. Já a inauguração da sede própria do LAPPELE foi prestigiada por pró-reitores, pró-reitores-adjuntos, diretores de unidades acadêmicas e servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes do CH.