Nota da Reitoria sobre negociações entre Governo e TAEs a respeito dos acordos da greve nacional de 2024

Imagem: Vista lateral do prédio da Reitoria, mostrando o brasão da UFC. Há árvores à esquerda e um céu azul acima.

Antes mesmo do início do movimento de greve nacional dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), deflagrado na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 15 de março de 2024, a atual gestão da UFC tem acompanhado de perto os esforços e apoiado as necessárias reivindicações da categoria para a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Ainda em fevereiro, a gestão enviou o Ofício nº 103/2024, endereçado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), no qual manifestou apoio à ampla mobilização dos mais de 220 mil técnico-administrativos(as) de todo o Brasil no sentido de conquistar a merecida reestruturação da carreira e recomposição salarial. O documento também foi remetido à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA SINDICAL) e ao Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE).

Após mais de cem dias de greve, os TAEs têm buscado diálogo com o Governo Federal para que o termo de acordo assinado pelas partes no final de junho seja cumprido, e a categoria possa ser reconhecida na sua importância histórica, relevância acadêmica e na sua capacidade profissional que qualificam a educação superior no Brasil.

Consideramos imprescindível o atendimento às demandas colocadas no termo de acordo – como o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), o reposicionamento dos servidores aposentados e outras conquistas obtidas ao término da greve de 2024 – para que não haja nenhum tipo de insegurança jurídica ou política por parte da categoria quanto à viabilização dos pontos acordados. E reafirmamos a confiança no Governo Federal quanto ao cumprimento do acordo.

Seguiremos abertos ao diálogo e ao acolhimento das justas demandas dos TAEs e seremos parceiros nos esforços para que o Governo Federal e as entidades sindicais possam garantir a essa grande e representativa categoria, formada por ativos, aposentados e pensionistas, as melhores condições de vida e trabalho.

A Reitoria da UFC