Agricultor e sua história de vida são destaques na colação de grau de quinta-feira

Imagem: O Prof. Francisco Casimiro Filho, coordenador do Curso de Agronomia, foi o orador docente na solenidadeEntre os 404 concludentes dos centros de Ciências, de Tecnologia e de Ciências Agrárias que colaram grau na noite de quinta-feira (8), na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará, um se destacava: José de Paula Firmiano de Sousa, agricultor, pai de oito filhos que, aos 37 anos, concluiu o Ensino Fundamental e, aos 43, prestou vestibular e ingressou na UFC no curso de Agronomia. "Seu" Zé Alfredo, como é conhecido em Pentecoste, sua terra, e entre amigos e colegas de universidade, ao longo de sua graduação trabalhou com afinco para que muitos de sua região também tivessem a oportunidade de entrar na Universidade. A partir de seu exemplo, cinco dos seus filhos também foram ou são estudantes da UFC e, como ele, retornavam aos finais de semana para as atividades em seu município e, com mais quatro universitários, criaram a Escola Popular Cooperativa de Boa Vista.

A história de "seu" Zé Alfredo foi contada no discurso do Prof. Francisco Casimiro Filho, coordenador do Curso de Agronomia, orador em nome do corpo docente na solenidade. O professor, emocionado, disse que, naquele momento, lembrava de "outro agricultor, do qual também me orgulho muito, pelo exemplo e pela fibra moral. Outro agricultor também chamado Francisco como eu, cujo trabalho na terra, o amor à família, aos bichos, às plantas e à cultura nordestina, me fizeram chegar até aqui". Falava de seu pai, que "se despediu de nós este ano, mas deixou gravada uma lição de amor que nos aconchega e alimenta na caminhada".

Ao saudar os concludentes, o Prof. Casimiro Filho desejou "coragem para partir, caso queiram, rumo a novos desafios, lugares, amigos. Coragem para ficar, caso queiram, porque há muito que ser feito por aqui". E citou parte da letra da música "Orgulho de ser nordestino", quando diz: "eu quero é cantar o Nordeste que é grande e que cresce e você não conhece, doutor!". E finalizou desejando aos concludentes que "bons ventos os levem rumo à transformação desse mundo, que é repleto de sonhos individuais, mas fundamentalmente de sonhos coletivos. Sonhos de um povo".

Imagem: Jardélia Damasceno, agora bacharel em Geografia, falou em nome dos graduandosSECA E CERCAS – Representado os graduandos, falou a agora bacharel em Geografia, Francisca Jardélia Damasceno, que, também, se referiu ao Nordeste, observando que o problema da região "não é de seca, mas de cercas". Falou em democracia, que, para ela, "tem de ser prato de todo dia nas decisões políticas do País". Nesse ponto, referiu-se ao embate que ocorre às margens do Parque do Cocó, dizendo que a mobilidade urbana deve respeitar áreas de preservação. Jardélia falou de esperança, dizendo esperar que os jovens renovem sempre as "velhas roupas do futuro herdadas do passado". Concluiu sua fala, "com entusiasmo à flor da pele", parabenizando todos os formandos daquela solenidade.

ANTECIPAR MUDANÇAS – O Reitor Jesualdo Farias, orador que encerrou a solenidade de colação de grau, enfatizou que a Universidade tem atuado no sentido de "não apenas acompanhar as mudanças, mas de antecipar-se a elas, para responder dinamicamente às demandas da sociedade". E acrescentou: "a pesquisa precisa colocar-se adiante de seu tempo. O ensino e a extensão necessitam de um envolvimento cada vez maior com a realidade circundante, a fim de se ajustarem às exigências de rupturas com metodologias e conceitos que, pouco depois de lançados, já se tornam obsoletos".

O Prof. Jesualdo Farias reconheceu que num cenário de permanente transformação, uma característica se revela imutável: a credibilidade e o respeito que as universidades públicas de qualidade conquistaram em nosso País. "Talvez porque jamais buscaram a hegemonia, talvez porque não almejem o poder político nem o econômico, as nossas Instituições de Ensino Superior conseguiram, ao logo do tempo, dialogar harmoniosamente com a sociedade, auscultar carências e anseios, sem abrir mão do papel de fazer avançar o modelo social, preservar e difundir a cultura e promover o desenvolvimento socioeconômico".

E desejando êxito profissional e realizações pessoais "a que tiverem direito por mérito próprio", o Prof. Jesualdo Farias encerrou suas palavras pedindo aos formandos que entronizassem "o diploma universitário em seus corações, e deem partida a seus novos projetos".

Hoje (9), colam grau, em solenidade com inicio às 19h, também na Concha Acústica, os concludentes da Faculdade de Direito, do Centro de Humanidades, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 / 3366 7314

Leia mais: Oradores da solenidade de colação de grau falam em desafios, ética e felicidade