Pós-graduações da UFC podem utilizar resultado do TOEFL ITP; inscrições até 25 de junho

Imagem: Logomarca Inglês sem FronteirasOs programas de pós-graduação da UFC já podem adotar o resultado do TOEFL ITP completo ou a parte de compreensão leitora do teste como comprovante de proficiência em língua inglesa em sua etapa de seleção. Cada coordenação de pós-graduação decidirá pela utilização ou não, assim como a forma de utilização, dos resultados do TOEFL ITP.

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFC poderão se inscrever para realizar gratuitamente o teste até 25 de junho, através do site Inglês sem Fronteiras. Os interessados devem verificar os dias e horários de aplicação de testes e as vagas disponíveis para realização da prova, lembrando que só são abertas inscrições para um determinado dia à tarde quando não há mais vagas nas salas naquele dia pela manhã.

PROVA – O teste TOEFL ITP é realizado em formato de papel impresso e com conteúdo usado para avaliar a proficiência de falantes não nativos da língua inglesa. É composto por 140 questões, todas de múltipla escolha, com quatro alternativas por questão, e deve ser realizado em 115 minutos.

Os testes avaliam as habilidades em três áreas: compreensão auditiva (mensura a habilidade do candidato em entender o inglês falado em situações de faculdades e universidades – 50 questões; 35 minutos), estrutura e expressão escrita (mensura o reconhecimento do candidato em selecionar pontos de estrutura e gramática dentro dos padrões do inglês escrito – 40 questões; 25 minutos) e habilidade de leitura (mensura a habilidade de leitura e entendimento de material escrito em contexto acadêmico – 50 questões; 55 minutos).

O TOEFL ITP é válido por dois anos a partir da data do teste. A participação do estudante neste edital não impede que ele realize nova prova em um outro edital ou que realize outros tipos de teste.

TIPOS – Há dois tipos de testes TOEFL: o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) e TOEFL IBT (Internet Based Test). As instituições estrangeiras de ensino superior que solicitam proficiência em língua inglesa podem exigir determinadas pontuações do TOEFL IBT ou do TOEFL ITP. A pontuação mínima exigida varia em função da instituição e do curso no qual o candidato pretende estudar. O TOEFL ITP só vale como proficiência para o programa Ciência sem Fronteiras quando indicado em edital. Caso contrário, o TOEFL ITP vale apenas como nivelamento da proficiência do estudante.

Fonte: Profª Vládia Maria Cabral Borges, coordenadora do Inglês sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 7600 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia mais: Teste TOEFL poderá ser utilizado como atividade complementar pelos alunos da UFC