Procurar no portal

Colação é marcada por sonhos em família e diversidade de origens

Imagem: Ronaldo Cabral e o filho, também Ronaldo, colaram grau juntos, nessa quarta-feira (Foto: Jr. Panela)Quando Ronaldo Cabral entrou para o quadro de servidores da UFC, há 21 anos, seu filho Ronaldo Cabral Filho tinha apenas cinco anos. O menino cresceu pelos corredores da Imprensa Universitária, aonde ia com frequência ver o pai trabalhar.

"Sempre convivi aqui com meu pai e não me via estudando em outro lugar que não fosse a UFC", conta Ronaldo Filho, que desde a adolescência já dizia que seria dentista, ao passo que o pai voltou a estudar após 32 anos longe da sala de aula.

Leia mais: Reitor afirma que a UFC, que completa 60 anos, é a Universidade sonhada por seu fundador

Veja e baixe as fotos da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: A colação de grau é um dos momentos mais festivos do calendário universitário (Foto: Jr. Panela)Por uma generosidade do destino, os dois colaram grau juntos nessa quarta-feira (14), na histórica turma UFC 60 Anos. O pai no Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade e o filho no Curso de Odontologia. "Foi uma surpresa quando soubemos que iríamos colar grau no mesmo dia, não foi nada combinado. É uma emoção muito maior", afirma o pai, esbanjando alegria e satisfação. "É um presente em dose dupla que a Universidade me deu”, emenda o filho, sabedor de que sonhos se multiplicam.

Durante a cerimônia, o Reitor Jesualdo Farias fez uma saudação especial aos dois, que se levantaram e jogaram beijos no ar um ao outro.

Imagem: Após enfrentar muitas adversidades, Marta da Silva se formou aos 52 anos (Foto: Jr. Panela)Sonho em família também para os irmãos Elisângela e Juliano Pinheiro, que juntos concluíram Letras-Inglês pelo Instituto UFC Virtual. "Sempre nos apoiamos durante o curso, trocando conhecimento e tendo esse aprendizado juntos. É um momento de muita felicidade para nós", diz Elisângela.

Leia mais: Ciclo das colações de grau de 2014.2 continua

Por meio do UFC Virtual, aliás, o sonho da formatura se espalha por várias partes do Estado, mostrando na prática que a UFC é hoje, de fato, uma universidade do Ceará. Gente como dona Marta da Silva, professora de Quixadá, que aos 52 anos comemora o alcance do antigo objetivo de se formar.

Caminhava cerca de três quilômetros, às vezes na escuridão, para assistir às aulas no polo mais próximo. "Foi uma batalha enorme. Às vezes pensava em desistir, mas meus filhos sempre me ajudaram. É um sonho estar concluindo essa graduação hoje", exulta.

Erdênio Muniz, de Itapipoca, também superou as adversidades para se formar em Letras-Inglês. "É um momento único porque, depois de cinco anos, a gente tem esse prêmio que fecha um ciclo", diz o jovem. Alegria de se sentir capaz, assim como Cleber Martins, de Beberibe, concludente de Física. "Você tira um peso enorme das costas, principalmente a gente que vem de família humilde", alivia-se o estudante, que já faz planos para ingressar em um curso de mestrado.

FAZENDO HISTÓRIA – Dando mostras de que se renova a cada dia em seus 60 anos, a UFC formou também as primeiras turmas dos cursos de Dança e Fisioterapia. E a avaliação dos primeiros concludentes fala por si. "É um curso maravilhoso, indico para todo mundo que gosta de dança", diz Isabela Moreira, empolgada com os conhecimentos que obteve ao longo da graduação.

"É uma grande responsabilidade, porque somos um espelho para as próximas turmas. Recomendo o curso com certeza, principalmente para quem gosta de cuidar do outro", indica a concludente Nahra Rebouças, da primeira turma de Fisioterapia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300