Reitor Jesualdo Farias aponta as razões da renúncia do cargo e da ida para a SESu

Imagem: Reitor Jesualdo Farias reuniu-se com equipe no auditório da Reitoria, tendo ao lado o Vice-Reitor, Prof. Henry Campos (Foto: Ribamar Neto)Em reunião na tarde de quinta-feira (9), o Reitor Jesualdo Farias expôs as razões pelas quais aceitou o convite do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para assumir a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério. Participaram da reunião o Vice-Reitor, Pró-Reitores, diretores da unidades acadêmicas e assessores, no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.

Entre as razões o Prof. Jesualdo citou o fato de se sentir na obrigação de contribuir de alguma forma, num momento em que o País passa por situação delicada. Disse mais que, quando Presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes), fez sugestões para a melhoria das políticas de educação superior e essa será a oportunidade de apresentar soluções. "Posso passar um mês ou ficar na SESu até o final do mandato da Presidenta Dilma Rousseff, mas estou com a consciência tranquila de que tomei a decisão correta", afirmou.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFC

Na Universitária FM, Reitor Jesualdo Farias faz balanço da gestão e fala sobre os desafios na Sesu

Outra razão apontada pelo Prof. Jesualdo Farias para aceitar o convite do MEC é saber que a Universidade Federal do Ceará tem plenas condições de prosseguir com o projeto que começou há sete anos, passando a ser conduzida pelo Prof. Henry Campos, "que tem um protagonismo muito grande em todo o processo", destacou. Enfatizou que a UFC só chegou no patamar que se encontra por conta de uma trabalho coletivo, e agradeceu a todos que contribuíram com o crescimento da Instituição. Admitiu que se ele e o Prof. Henry são demandados para funções fora da Universidade é porque a UFC lhes deu visibilidade.

O CONVITE – O Prof. Jesualdo Farias situou os presentes sobre como foi o encaminhamento do convite para assumir a SESu. Na terça-feira que antecedeu os feriados da Semana Santa, recebeu telefonema do MEC chamando-o para uma reunião no dia seguinte pela manhã. Chegou a Brasília e no final da manhã reuniu-se com o Prof. Renato Janine Ribeiro, já indicado para assumir o Ministério, que sondou a possibilidade de contar com Jesualdo na SESu. O Reitor respondeu afirmativamente e ouviu do então futuro Ministro que só deveria falar sobre o assunto na semana seguinte. Mas o próprio Renato Janine Ribeiro, em entrevista a jornais do sudeste, adiantou a composição de sua equipe, na qual estava incluído o nome de Jesualdo Farias.

Informou o Prof. Jesualdo Farias que em outra ocasião fora convidado para assumir a mesma função, mas, segundo ele, não era o momento, pois "estava no começo do segundo mandato" à frente da Reitoria. "Agora, podemos olhar os últimos sete anos, e elencar as conquistas da UFC, os desafios e as dificuldades que tivemos de vencer, que não seriam ultrapassados sem o apoio e a dedicação da nossa comunidade", reconheceu o Reitor.

SUCESSÃO – Na reunião do Conselho Universitário que se realizará no dia 20 deste mês, o Reitor Jesualdo Farias renunciará ao cargo e o Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, assumirá as funções. Na oportunidade, o Prof. Jesualdo Farias fará um relatório prestando contas de sua gestão. Adiantou que a equipe da Administração Superior da UFC continuará a mesma.

DESPEDIDAS – Antes de encerrar o encontro, o Prof. Jesualdo facultou a palavra e diversos professores se manifestaram, desejando-lhe sucesso na nova empreitada e destacando suas qualidades, como a de competente gestor. Liderança foi outra qualidade destacada, assim como a de ser um comprometido servidor público, antes mesmo de ser professor e Reitor. O exemplo que deu como dirigente foi destacado, assim como seu poder de seduzir, fazendo com que as pessoas aceitem desafios que nem pensavam em enfrentar.

Finalizando a reunião, o Prof. Jesualdo Farias agradeceu muito ao Prof. Henry Campos, "com quem podia contar em todos os momentos", e "a cada um de vocês, de todo o coração". E pediu desculpas se, em algum momento, mesmo involuntariamente, tenha ofendido alguém.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7332 e 3366 7331